Bate-Bola

Seminais do turno estão confirmadas para sábado

Sampaio e Moto iniciam operação limpeza

Edivan Fonseca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

Estão confirmados para sábado os jogos decisivos da fase semifinal do primeiro turno do Campeonato Maranhense. Cordino x São José, às 15h45, em Barra do Corda, e Imperatriz x Maranhão Atlético Clube (MAC), às 19h15, em Imperatriz. Cordino e Imperatriz jogam pelo empate.
A propósito, dizem que o vencedor de Imperatriz x MAC serão campeão do primeiro turno. Essa é uma forma de subestimar Cordino e São José, que se enfrentam na outra semifinal. Cuidado para não perder a aposta, principalmente se der Cordino e se a Onça ganhar o direito de decidir o título em casa (vencendo o São José e se der empate entre Imperatriz e MAC). A final será em dois jogos. Se o último for em Barra do Corda, o Cordino será campeão. Pode apostar nisso.

Reação
Toda ação gera uma reação. No Sampaio Corrêa não poderia ser diferente. Eliminado das semifinais do primeiro turno do Campeonato Maranhense, como consequência, a direção do clube iniciou a faxina mandando embora o volante Otávio, o atacante Giovani, o zagueiro Ruham e o lateral Marques. Se passar o crivo, como manda o figurino, mais uns seis, do elenco atual, também deverão receber bilhete azul.
Estava na cara de que o presidente Sérgio Frota teria de tomar providências, haja vista que o golpe sofrido pela Bolívia Querida foi terrível. Para um clube tido como vencedor, como Sampaio, em 10 dias, ser eliminado de três competições – Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Estadual – é para que aconteça mesmo uma mudança radical.

Ficou barato
Geralmente, em um caso desse, a limpeza no Tubarão atinge jogadores e comissão técnica. Por enquanto, o treinador Francisco Diá foi poupado. Mas que ele trate de mostrar serviço. A cabeça do técnico não rolou, porém não é nenhum exagero dizer que está Diá está “prestigiado”. Sua batata está assando e seu nome passou a ser o primeiro da lista. Ou seja, na primeira derrota, também receberá suas contas para voltar para casa, até porque estão sendo oferecidas todas as condições para fazer um trabalho melhor, incluindo aí a missão de indicar os jogadores de sua confiança.

Tempo urge
O Sampaio está correndo contra o tempo. Tanto para acertar o time para o segundo turno do Campeonato Maranhense, como para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. O Tricolor não pode mais errar, daí precisar contratar reforços do tipo chamado “cascudo”. Trazer garotos de 20, 22 anos, é aventura sem a certeza de que vão resolver.

Mesma situação
Na mesma situação do Sampaio, o Moto Club também está. O Papão perdeu uma classificação fácil para a fase semifinal do turno do Estadual, depois de ter sido eliminado na Copa do Brasil e do Nordestão.
A direção do Rubro-Negro necessitará ter o mesmo cuidado nas contratações, ainda mais depois da mancada que deu abrindo mão do técnico Ruy Scarpino. O ex-treinador tinha o time na mão e para que os resultados positivos aparecessem era questão de tempo. A troca não fez bem ao Papão.

Limpeza
O Moto também passou a vassoura. Mandou embora o zagueiro Ozea, que entre outras falhas, deu ao MAC os dois gols da derrota por 2 x 1, no Maremoto, o volante Esdras e o atacante Valdanes. Além disso, está emprestando ao Treze (PB) o lateral esquerdo Chico Bala. Certamente é para trazer novos quatro reforços.

Despedida
Sampaio Corrêa e Moto Club voltam a campo hoje para se despedir da Copa do Nordeste. O Sampaio recebe o Sport (PE), às 21h45, no Castelão, pelo grupo B. O Moto vai a Teresina para jogar as 20h contra o Altos (PI), pelo grupo C. Os representantes maranhenses não têm mais chances de classificação. O que se espera deles é que sedespeçam do Nordestão de uma forma honrosa.
É o mínimo que se espera dos dois times para que comecem a limpar sua barra junto aos torcedores.

Jóia do Mengão
O Brasil conquistou o Sul-Americano Sub-17 diante do Chile, com direito a goleada por 5 a 0, no último domingo. Quem teve motivos de sobra para comemorar foi o atacante Vinicius Júnior, grande aposta da base do Flamengo. Além do título importante, o jovem ainda levou para casa mais dois troféus: artilheiro, com sete gols marcados, e melhor jogador da competição.
"Bicampeão, Artilheiro e Melhor Jogador!! Toda honra e glória seja dada a ti, senhor!! Obrigado a todos pela torcida!! Quem me viu, mentiu", disse o atacante em sua conta no Twitter.
Aos 16 anos, o jogador segue sendo acompanhado por dirigentes do Barcelona e do Real Madrid - o que acontece desde os onze. Nas últimas semanas, Vinicius Jr. virou destaque nos jornais espanhóis, que têm falado sobre a disputa dos clubes rivais para levar a joia rubro-negra. O atacante tem multa rescisória de 30 milhões de euros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.