Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
O REPÓRTER PH com os amigos Camila Meirelles e Matheus Tiraboschi, que residiram em São Luís durante alguns anos, trabalhando na Alumar, e aqui deixaram sólidas amizades. Esta semana chegou a boa notícia de que Matheus foi promovido para o alto cargo de Vice-Presidente de Finanças da Alcoa Internacional. Aliás, há três meses, nasceu Joaquim, o primeiro filho do casal
O REPÓRTER PH com os amigos Camila Meirelles e Matheus Tiraboschi, que residiram em São Luís durante alguns anos, trabalhando na Alumar, e aqui deixaram sólidas amizades. Esta semana chegou a boa notícia de que Matheus foi promovido para o alto cargo de Vice-Presidente de Finanças da Alcoa Internacional. Aliás, há três meses, nasceu Joaquim, o primeiro filho do casal

Sinal Aberto
Os usuários da TVN já podem comemorar a abertura de sinal do canal Cinemax, que de 24 de março até 3 de abril poderá ser acessado gratuitamente por todos os usuários, mesmo os que não possuem esse canal em seu pacote.
Dedicado ao cinema e às grandes séries, o Cinemax traz grandes estreias para esse período. Um dos destaque da programação fica por conta de Godzilla, a nova encarnação do rei dos monstros.
Depois de buscar por anos a verdade sobre a morte de sua esposa em uma usina nuclear, Joe Brody e seu filho descobrem uma grande ameaça para toda a humanidade. Apenas Godzilla, o mais forte de todos os monstros, pode ajudar.
A estreia será no dia 25 com reprise no dia 26. E no dia 28, estreia a primeira temporada de Game of Thrones, uma das séries mais populares atualmente.

Orgânico
Pela primeira vez na história dos grandes festivais de música, o refrigerante exclusivo do evento será uma marca que não faz parte do mainstream do mercado.
Trata-se do Wewi, refrigerante orgânico, natural e livre de conservantes, que assume o desafio de atender ao público do Lollapalooza 2017.
O evento acontece esta semana, nos dias 25 e 26, no Autódromo de Interlagos, e durante todo o fim de semana são aguardadas 140 mil pessoas.
O Wewi, além de ser o primeiro refrigerante orgânico do Brasil, é o primeiro refrigerante orgânico de guaraná do mundo, produzido com ingredientes 100% naturais e orgânicos derivados de frutas ou extratos de origem vegetal.

Artesanato
A diretoria executiva do Sebrae – João Martins (diretor superintendente), José Morais (diretor técnico) e Raquel Jordão (diretora de administração e finanças) – recebeu o prefeito de São José de Ribamar, Luiz Fernando Silva, para o lançamento do Catálogo Sebrae de Artesanato da Grande São Luís.
Martins mostrou a exposição com as 79 peças que estão na publicação, que foi planejada para servir de ferramenta de marketing para o artesanato maranhense. O Catálogo está disponível também em versão digital no endereço bit.ly/cataloart-sebrae.
Durante o encontro, o prefeito Luiz Fernando, que é economista por formação, comentou que ao unir cultura e economia, o Sebrae deu um passo importante para dar sustentação ao artesanato enquanto ferramenta de geração de renda.

Reunião na Bahia
O Diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Lopes, viajou ontem para a Bahia, a fim de participar da Iª Reunião do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo Nordeste 2017, que será realizada hoje e amanhã no Tivoli Ecoresort Praia do Forte, em Mata de São João.
O evento terá a participação do Diretor Geral do Senac, Sidney Cunha, e sua equipe técnica, e dos Diretores Regionais do Senac nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Espírito Santo.
Na pauta do encontro, assuntos relacionados ao Programa Nacional de Aprendizagem, dentre outros.

Densitometria
A densitometria óssea, além de diagnosticar osteoporose, é atualmente o principal exame pra quantificar gordura corporal e visceral.
Em São Luís, a Clínica Imedical, com instalações no Shopping da Ilha, investiu na mais moderna máquina de densitometria e trouxe para o Maranhão a primeira que faz medida de gordura corporal avançada e visceral.
Além disso, mede a densidade mineral óssea em crianças.

Tributo a Reginaldo
A banda Baré de Casco e convidados sobem, neste sábado, às 21h, ao palco da Casa das Dunas, na Avenida Litorânea, para homenagear um dos ícones da música brega no Brasil: o cantor Reginaldo Rossi, falecido em dezembro de 2013.
A festa em formato de tributo destacará o artista que ganhou o título de “Rei do Brega”, graças a músicas como “Garçom”, que fala de amor e traições. Compositor de linguagem popular, Reginaldo Rossi deixou sucessos como “A raposa e as uvas”, “Leviana” e “Recife minha cidade”. Ele dizia que foi o primeiro em sua cidade a usar calça sem pregas.
Nascido no Recife, em 1944, começou a carreira na esteira da Jovem Guarda, na década de 1960, imitando Roberto Carlos. Antes, estudou engenharia civil e chegou a dar aulas de matemática.

Vassoura em ação
Após a Operação Carne Fraca, o Ministério da Agricultura começa outra, denominada Varredura, com a exoneração de servidores ligados a partidos políticos e que participaram dos crimes.
A prática perniciosa da indicação de afilhados só traz prejuízos. Os que nomeiam não questionam sobre qualificação. Funciona apenas o critério do QI (quem indicou). Acabam entrando muitos despreparados. Alguns se deixam fascinar pela possibilidade do enriquecimento rápido e ilícito. A partir daí começa a campear a corrupção.
É preciso identificar os dirigentes partidários que escolheram os autores dos crimes que repugnam a população. Esses também não podem ficar impunes.

Boi de Maracanã no aquecimento
Os grupos folclóricos já estão se mobilizando nos bastidores para o São João 2017. Um dos mais expressivos, o Boi de Maracanã, é um dos mais organizados. No dia 16 de abril, por exemplo, promoverá sua tradicional feijoada temática para lançamento de novas toadas, que somam mais de 20 composições, de autoria dos compositores Humberto Filho, Tetêco e Ribinha. O evento também contará com atrações culturais convidadas.

TRIVIAL VARIADO

Em dois meses começará o processo de escolha do novo procurador-geral da República. Rodrigo Janot, que encerra o segundo mandato, não pode concorrer à reeleição. Quem for eleito terá a responsabilidade de pedir inquéritos e oferecer denúncias de envolvidos em corrupção federal.

O medo de assaltos muda hábito: aumenta o número de proprietários que, à noite, deixam seus automóveis em casa, utilizando táxis e aplicativos de veículos particulares para os deslocamentos.
Chumbo no governo: será do PC do B o espaço, hoje à noite, para propaganda em rede nacional de rádio e TV.

A TIM ouviu seus clientes e reformulou seu portfólio de planos pré-pagos lançado em outubro de 2015. Agora, os usuários têm mais internet pelo mesmo preço, além de contarem com outros benefícios, como WhatsApp, serviço de streaming de música e pacotes de voz.

DE RELANCE
Chances perdidas

Desde a redemocratização, há 32 anos, os governos tiveram maioria no Congresso Nacional. Mesmo assim, não usaram diferentes momentos de ouro para aprovar reformas que tirariam o País do abismo. Com temor de prejudicar a perspectiva de vitória na eleição seguinte, deixaram de enfrentar temas polêmicos e espinhosos. O País anda assim desde 1985: perdendo chances de oportunismo em oportunismo.

Nossa Imperatriz
O hall de entrada da Assembleia Legislativa do Estado vai receber, no próximo dia 27, uma exposição que revela muito da sensibilidade do fotógrafo Brawny Meireles. Ele reuniu uma coleção de fotos que registram muito da pujança e da modernidade da cidade de Imperatriz, a segunda maior do Estado, às margens do rio Tocantins.

Quem mais ganha
O que é imutável no País: os bancos seguem como os grandes beneficiários da Economia. A cada dia ganham mais de 1 bilhão de reais com os juros pagos pelo governo federal para rolar sua dívida. O dinheiro sai do bolso dos contribuintes de impostos. O governo apenas repassa sua conta à sociedade, criando um círculo que sempre leva de volta ao mesmo ponto. Tem mais: a diferença entre os juros que o banco cobra ao emprestar dinheiro e a taxa que paga ao captar é uma das maiores do mundo.

Dedo na ferida
Robert Louis Stevenson foi um escritor escocês que viveu de 1850 a 1894. Apontou um dos problemas mais graves do setor público, que persiste até hoje: “A política é talvez a única profissão para a qual se pensa que não é preciso nenhuma preparação.” Muitos acham que aprenderão praticando. O resultado é que os erros se sucedem e o custo se torna insuportável.

Jornalismo
Mais uma mentira que as redes sociais ajudaram a espalhar: o vídeo de pombas sendo moídas com grãos nada tem a ver com a Ambev, empresa a que foi atribuído. A gravação foi feita no ano passado, em uma fábrica de pães na Rússia. A companhia esclarece que “preza pela excelência e pela qualidade do seu processo produtivo e se orgulha em manter mais de 1,3 mil pontos de controle de qualidade na produção de suas cervejas desde o campo até o copo”.

Dúvida cruel
A Operação Carne Fraca colocou em xeque certezas fundamentais dos consumidores: a fidelidade a grandes e reconhecidas marcas, a simpatia por figuras públicas que protagonizaram anúncios dos produtos e até a confiança na fiscalização federal. É de se esperar a revisão de algumas destas certezas.

Mudanças e mudanças
As controvérsias sobre a reforma da Previdência proposta pelo governo são indícios da falta de consenso sobre seu conteúdo. Muitos estão dispostos a concordar que o sistema precisa de mudanças, mas não necessariamente nos moldes que o Planalto desenhou em relativamente pouco tempo de governo. Entidades como o Ministério Público Federal e a OAB se posicionaram criticamente.

Operação segue firme
Há uma corrente de opinião que gosta de usar a imaginação e criar incertezas, insistindo em dizer que a Lava Jato pode parar, recuar e definhar. A Operação segue firme. É uma das maiores já realizadas no mundo para descobrir desvios de dinheiro, numa mistura espúria entre o público e o privado.

Vale refletir com Emmanuel:
“Se alguém te fere, desculpa e esquece, lembrando que o espinho dilacera porque não tem a contextura da flor”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.