Poluição

Dia Mundial da Água: 52% das praias de São Luís estão impróprias para banho

Praias Ponta d'Areia, São Marcos, Calhau, Olho d'Água e do Meio possuem pontos que não estão próprios para a presença de banhistas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
21 trechos da orla foram analizados
21 trechos da orla foram analizados (Poluição nas praias)

SÃO LUÍS - Hoje é o Dia Mundial da Água, mas a capital maranhense tem poucos motivos para comemorar. De acordo com o último laudo de balneabilidade feito pelo Laboratório de Análises Ambientais (LAA), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), 11 dos 21 pontos analisados estão impróprios para banho.

O estudo refere-se à ação de monitoramento realizada no período de 12 de fevereiro a 12 de março, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão. Os locais analisados estão distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi.

Os locais impróprios, de acordo com o laudo, são: Praia da Ponta D’ areia, ao lado do Forte Santo Antonio; Praia da Ponta D’ areia, atrás do Bar do Dodô; Praia da Ponta D’ areia, em frente ao Edifício Herbene Regadas; Praia da Ponta D’ areia, em frente ao Hotel Brisa Mar; Praia de São Marcos, em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar; Praia de São Marcos, em frente ao IPEM e ao Bar Kalamazoo; Praia de São Marcos, na Foz do Rio Calhau; Praia do Calhau, em frente ao Bar Malibu; Praia do Olho d’Água, direita da Elevatória Pimenta I; Praia do Olho d’Água, direita da Elevatória Iemanjá II; e Praia do Meio, em frente ao Bar do Capiau.

As amostras de água são colhidas semanalmente em situação de maré baixa e na isóbata de 1m. O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL (NMP - Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas impróprias, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 Enterococos/100 mL (NMP).

Ação Civil Pública

A Sema passou a divulgar os laudos com as condições de balneabilidade das praias após Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão obrigando a secretaria a difundir amplamente as condições de banho nas praias de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, incluindo a fixação de placas em trechos impróprios para banho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.