Data

Ação de conscientização para marcar o Dia Mundial da Água

Empresa Odebrecht Ambiental celebrará data em evento com estudantes do Liceu Ribamarense; programação destaca palestra e encenação sobre a temática

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
A ação conta com parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação da cidade.
A ação conta com parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação da cidade. (dia da água)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A discussão sobre a importância da preservação e do uso consciente dos recursos hídricos tem tido cada vez mais destaque na sociedade. Cerca de 75% da superfície terrestre é formada por água, entretanto apenas 0,77% da água existente na Terra está disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o planeta, onde cerca de 40% da população já sofre com a falta da água.

Uma iniciativa da Odebrecht Ambiental vai celebrar o Dia Mundial da Água, hoje, 22, em São José de Ribamar, de forma significativa e com uma ampla programação de conscientização sobre o tema, voltado para estudantes e seus familiares, professores e comunidade em geral. A ação conta com parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação da cidade.

“Também é papel da concessionária de água e esgoto fomentar debates sobre a preservação dos recursos hídricos, bem como realizar atividades de educação ambiental e uso consciente da água”, destaca Helder Dantas, diretor de Concessão da Odebrecht Ambiental.

A escola municipal Liceu Ribamarense é o palco escolhido para a ação “Água é Vida”, cuja programação conta com debates de alunos, testes, pesquisas e trabalhos sobre a água, além de uma palestra do professor Lúcio Antônio Alves de Macedo, profissional com mais de 40 anos de atuação na área ambiental e professor da disciplina de Saneamento no Uniceuma.



Temática
Além disso, haverá recreações temáticas sobre o uso sustentável da água, visitação a stands e o encerramento com apresentação teatral do comediante Tedd Mac, que irá abordar o uso consciente da água de maneira lúdica e muito divertida. Toda a programação acontecerá hoje, das 14h às 17h, gratuitamente e aberta ao público interessado.

Para o especialista celebrar o Dia Mundial da Água e promover diálogos com essa temática proporciona à sociedade uma participação efetiva na construção de políticas com foco na preservação dos mananciais.

“Para os municípios é muito mais importante discutir o uso consciente da água, uma vez que a disponibilidade deste recurso depende de inúmeros fatores. É importante incluir a população jovem neste debate, eles possuem capacidade de multiplicação da informação e condições de influenciar as famílias, os gestores públicos, outros estudantes e demais esferas da sociedade civil”, afirma o professor Macedo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.