BATE-BOLA

BATE-BOLA

EDIVAN FONSÊCA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

Ninguém contava0

Quando o Campeonato Maranhense começou ninguém poderia imaginar que os times do Moto Club e Sampaio Corrêa não se classificariam para a fase semifinal e consequentemente ficariam de fora da disputa do primeiro turno. Os dois mais populares clubes do nosso futebol, como sempre ocorre, entraram no Estadual como os maiores favoritos. A convicção era de que a cada jogo os dois iriam confirmar que eram os grandes candidatos às semifinais e também ao título.

Com o desenrolar da competição, foram acontecendo resultados que não estavam no script e dando sinais de que a dupla Moto/Sampaio não teria vida fácil nesse primeiro turno.

Falsa impressão

O Papão até que andou assanhando seus torcedores. A goleada por 3 x 0 no clássico com o Maranhão Atlético Clube (MAC) deu mesmo a sensação de seria um dos classificados. O Rubro-Negro chegou à rodada final com a vantagem de jogar pelo empate na revanche com o MAC, sábado passado. Mas o Moto pagou caro pela fragilidade e insegurança de sua defesa. Pois é, no Maremoto, o Bode jogou determinado e ainda contou com duas falhas individuais da zaga motense para marcar seus dois gols. No primeiro gol, a defesa do Moto marcou o veloz atacante Gabriel fazendo a tal “linha burra”. Bastou a bola ser lançada no espaço vazio para Gabriel ganhar dos dois beques do Moto de uma vez só. Bastou tirar do goleiro Raphael Barríos para fazer 1 x 0, aos 10 minutos.

O Moto até empatou quatro minutos depois. O gol foi de Vinícius Paquetá. Todavia, um minuto depois, a defesa do Papão falhou de novo. Desta feita, a bola foi passada de graça para o atacante Naôh, que, de fora da área, foi muito feliz e acertou uma bomba no ângulo para fazer 2 x 1.

No segundo tempo, o MAC trancou a porta da zaga e jogou a chave fora. O Moto pressionou, mas não conseguiu o empate e deu adeus ao primeiro turno. Pela superação, o MAC está classificado, junto com o Cordino, que bateu o Americano por 2 x 0, no Estádio Leandrão, e Barra do Corda.

Sampaio sem ataque

Ontem à tarde, no Castelão, o Sampaio só empatou com o Imperatriz por 1 x 1 e também está fora da fase semifinal. Em uma espécie de vingança, de novo, o goleiro Rodrigo Ramos não deixou o Sampaio ganhar, com defesas arrojadas. Como São José e Santa Quitéria empataram por 2 x 2, no mesmo horário, no Estádio Dário Santos, em São José de Ribamar, bastaria que o Sampaio vencesse em São Luís.

Imperatriz e São José estão classificados no grupo A.

Nas semifinais, o Imperatriz jogará contra o MAC, em partida única, no Estádio Frei Epifânio d’Abadia, enquanto que o Cordino enfrentará o São José, no Estádio Leandro Silva, em Barra do Corda, também em jogo único.

Imperatriz e Cordino, por terem melhores campanhas, jogarão pelo empate.

Precisarão melhorar
Com o fracasso no primeiro turno, Moto e Sampaio precisarão melhorar de rendimento. O meio de zaga do Moto é um desastre. No Sampaio, o Tubarão está se reforçando, mas o time tem deficiência em todos os setores, sobretudo no meio de campo e no ataque.

Só um no returno
Os dois vão entrar no segundo turno que só um ganhará o título para decidir o campeonato que contra o vencedor do primeiro turno. É bom lembrar que o campeão do primeiro turno garantirá vaga nas competições nacionais (Série D e Copa do Brasil). Na Copa do Nordeste, corre rumores que a CBF vai classificar um dos times pelo ranking dos clubes brasileiros. O campeão estadual terá vaga garantida.

Última rodada da primeira fase
Dois jogos abriram a sexta e última rodada da primeira fase do Campeonato Maranhense, na tarde deste sábado. E quem se deu bem foi o Maranhão e o Cordino, que venceram seus jogos em casa, válidos pelo Grupo B, e avançaram para semifinal do campeonato estadual. Por outro lado, o favorito Moto Club que precisava apenas de um empate para avançar, acabou sendo derrotado e está eliminado desse primeiro turno.


Jogando no Estádio Castelão, o Maranhão começou com tudo, tanto que logo abriu o placar. Aos 10 minutos, Gabriel ganhou dos zagueiros e mandou a bola para o fundo das redes. Porém a resposta do Moto Club também veio em forma de gols. Aos 13, Pequetá deixou tudo igual. Mas logo aos 16, Naôh deixou o dele e praticamente deu números finais a vitória dos donos da casa, pelo placar de 2 a 1. Com isso, o Maranhão aguarda quem será o seu adversário na próxima fase, já que terminou na liderança da chave.

O Moto Club só foi eliminado por conta do Cordino. Jogando em casa, a Onça não tomou conhecimento do Americano e venceu logo por 2 a 0. Ambos os gols, foram marcados por De Maria, um em cada tempo. Com a vitória, o Cordino assumiu a segunda colocação da chave e por isso, vai enfrentar o Imperatriz na próxima fase do estadual. Já o Americano está eliminado e agora espera a volta do segundo turno.

Lembrando que essa rodada decisiva, será encerrada apenas nesse domingo – com os dois jogos do Grupo A sendo disputados às 16h. O Imperatriz, que lidera a chave e já está classificado, encara o Sampaio Corrêa, fora de casa, no Estádio Castelão. Para avançar, a Bolívia Querida precisa vencer e torcer por um empate entre São José e Santa Quitéria, que será disputado no Estádio Dário Santos. Os três times estão com três pontos e quem vencer, avança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.