Literatura

Escritora maranhense receberá comenda na França em maio

Eliane Morais Araújo, autora de “Comensais, é membro correspondente da Academia de Letras do Brasil/Suíça e tomou posse no Núcleo de Artes e Letras de Lisboa este ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
(eliane morais)

A escritora maranhense Eliane Morais Araújo tem colhido ótimos frutos por meio de seu livro “Comensais”, lançado no Brasil em 2014 e em Portugal no ano seguinte. Agora, ela se prepara para receber, na França, a comenda Conde de Cheverry. A honraria será entregue em 23 de maio em solenidade que agraciará artistas e empresários que se destacaram em 2016.

Em setembro de 2016, a escritora recebeu a medalha, no grau de Oficial, da Ordem do Mérito Coninter Artes, do Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes. Tornou-se membro correspondente da Academia de Letras do Brasil/Suíça (ALB/Seccional Suíça). Recebeu, ainda, da ALB a Medalha de Mérito Litero-Cultural Euclides da Cunha, no grau de acadêmico. Em Janeiro deste ano, a autora tomou posse no Núcleo de Artes e Letras de Lisboa.

Eliane Morais Araújo é maranhense natural de Santa Inês. Durante algum tempo viveu em terras paraenses, precisamente às margens do Rio Xingu. É escritora, poetisa e romancista. Pertence à Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames), é acadêmica imortal correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio (RJ) e também membro correspondente da União Brasileira de Escritores do Rio De Janeiro (UBE-RJ).

O romance “Comensais” é o livro de estreia da escritora que atualmente tem contrato assinado com a Chiado Editora, de Lisboa, Portugal. Seu romance foi lançado internacionalmente em Lisboa e bem como em todos os outros países de Língua Portuguesa. “Posteriormente, a obra será traduzida em espanhol e inglês, garantindo assim a disponibilidade de ‘Comensais’ nas livrarias da Espanha, Irlanda, Inglaterra e Estados Unidos”, festeja a maranhense.

A autora é participante ativa em congressos nacionais e internacionais, com poesias e contos publicados em anais e antologias. Em março de 2016 recebeu o Troféu Categoria Literatura pela edição comemorativa de três anos do Jornal Sem Fronteiras, na cidade de Blumenau (SC). Recebeu da Academia de Artes de Cabo Frio a Medalha Personalidades 2015, por suas iniciativas no cenário cultural e literário; e em Itabira (MG) foi homenageada com o Troféu Cecília Meirelles – Mulheres Notáveis 2015.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.