Novos rumos

Profissão e desvio de rota

Além da realização profissional e pessoal, melhor remuneração e estabilidade são fatores que levam as pessoas a mudarem de carreira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Geração Y tem coragem para buscar novos horizontes
Geração Y tem coragem para buscar novos horizontes (profissão carreira h)

A busca por uma carreira sólida que proporcione estabilidade financeira e realização profissional e pessoal é elemento motivacional para muitos desvios de rota entre a geração da modernidade. A chamada “Geração Y”, entre outros fatores característicos, não pensa duas vezes quando pode vislumbrar novos horizontes, visando, entre outros fatores, vantagens como retorno financeiro. No entanto, mudar de carreira, desde a tomada da decisão, que representa um passo grande e envolve risco, até encontrar uma nova, é uma escolha muito importante na vida de qualquer pessoa.

O maranhense Mauro André Silva Aquino dos Santos, 25 anos, é um exemplo de que situações as quais envolvem mudança de foco acontecem com frequência. Mauro deixou o Maranhão para entregar-se aos cálculos na PUC-RJ. A chama da paixão por Engenharia, no entanto, foi ficando mais fraca à medida que ele vislumbrou um desafio ainda maior: estudar Medicina.

A decisão foi tomada em conjunto com a família, mas o peso maior veio da força de vontade dele, que não pensou duas vezes quando decidiu mudar de rota ao optar por uma área cheia de desafios e que exige uma entrega total. O estudante abandonou tudo e retornou a São Luís para abraçar a difícil carreira da Medicina, na Universidade Ceuma. Segurou com unhas e dentes uma área que tem se mantido firme no mercado, com ingresso regular de alunos nos quase 200 cursos de graduação em universidades brasileiras.

Conhecimento

Além do ideal de querer ajudar as pessoas, salvar vidas, transformar o mundo e desafiar a si próprio na busca pelo conhecimento, Mauro dos Santos concentrou-se também no fato de que a carreira, além de valorizada e respeitada, permite um alto incremento curricular, além dos ganhos financeiros e estabilidade. Não obstante, o acadêmico diz que esses não foram os únicos motivos.

“Confesso que ficaria muito frustrado se cursasse Medicina apenas para receber o diploma de médico. Eu quero sim, exercer meu papel como profissional, cuidar de pessoas e saber ouvi-las. Ao longo do curso, descobrimos muitas coisas erradas. Hoje em dia, por exemplo, recebemos muita gente com parasitoses, uma negligência do poder público, fato que me deixa perplexo. Nós, estudantes de Medicina, precisamos estar desconfortáveis o tempo inteiro, incomodados com a realidade e buscar alternativas para recompor o Brasil do ponto de vista da saúde”, frisa.

O médico oncologista maranhense Antônio Freitas Borba Júnior também tomou uma decisão difícil quando estava na faculdade. Ele também cursava Engenharia, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mas no quinto período migrou para Medicina, por achar que a área não lhe ofereceria as vantagens que a outra. “O curso também era mais difícil e a Medicina, apesar de você ter que se dedicar mais, é um curso mais agradável. Da minha turma de Engenharia saíram três médicos. Mas é uma decisão difícil e precisa ser analisada sob todos os prismas”, aconselha.

Realização

Segundo o consultor de profissões Ricardo André Carreira, a pessoa precisa estar atenta quando não está mais feliz ao seguir um determinado caminho. “Quando isso acontece, é uma ótima oportunidade para tomar novos rumos. A sugestão é procurar conhecer o mercado e conversar com profissionais que já estejam atuando na área pretendida”, aconselha.

De acordo com o consultor, antes de mudar de curso e de carreira é importante verificar quais são as possibilidades e as perspectivas que essa mudança trará. “Faça uma pesquisa de como está o mercado para a escolhida profissão, quais os salários, etc. Busque por conselhos de professores de ambas as áreas e profissionais antes de mudar de curso. Estas pessoas são as mais indicadas para passar informação”, diz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.