ESPECIAL TV MIRANTE 30 ANOS

História marcada na tela

Os fatos mais marcantes ocorridos no Maranhão nos últimos 30 anos foram notícia na tela da TV Mirante

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Incêndio do Veículo Lançador de Satélite no Centro de Lançamento de Alcântara foi notícia marcante
Incêndio do Veículo Lançador de Satélite no Centro de Lançamento de Alcântara foi notícia marcante (ESPECIAL18031704H)

No foco da informação. Este sempre foi e será o lema dos profissionais que trabalharam e contribuíram com a história da TV Mirante. Os acontecimentos mais marcantes dos últimos anos no Maranhão passaram pelas lentes e olhares dos profissionais da emissora. Desde histórias alegres, passando por momentos históricos e tragédias, tiveram a cobertura da afiliada da Rede Globo no território maranhense.

Uma das reportagens mais intrigantes e de maior repercussão no cenário internacional foi, sem dúvida, a que mostrou, em primeira mão para o mundo, as imagens da tragédia do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Feita pelos repórteres Sidney Pereira e Miguel Nery e exibida nos telejornais locais no dia 24 de agosto de 2003 (dois dias após o acontecimento), a matéria – que mostrou a torre completamente destruída - até hoje está gravada na memória dos maranhenses e dos brasileiros. “Entrei em contato com o CLA e eles negaram tudo, mas eu insisti. Quando cheguei à TV Mirante naquela tarde, nós já fomos dividindo a equipe para fazer o que pudéssemos. Colocamos equipes em pontos estratégicos, como o Exército e a Aeronáutica”, disse Eveline Cunha, chefe de Jornalismo da TV Mirante.

O que chamou a atenção na cobertura foi o fato de que a informação sobre o acidente, num primeiro momento, foi negada pelo CLA. “Na época, tivemos de repassar a informação. Demos um plantão, depois de informarmos o acidente à TV Globo. Ficamos atrás de diversas informações”, disse Eveline Cunha. A informação sobre os 21 feridos no centro de lançamento foi confirmada horas depois pelas autoridades de segurança do estado.

Até hoje, o telespectador lembra dessa cobertura. “Foi todo um esforço coletivo, uma cobertura que veio do trabalho de todo mundo. Todos nos juntamos para resultar em um trabalho de qualidade. Isso acontece diariamente nas grandes coberturas. Sempre há um esforço de diversas pessoas que compõem o Grupo Mirante. É um sentimento de união que há no jornalismo da TV Mirante”, ressaltou Eveline Cunha.

Outras coberturas
Outra cobertura histórica feita pela TV Mirante ocorreu em 30 de outubro de 1999, quando a repórter Regina Souza acompanhou uma sessão histórica da CPI do Narcotráfico (que investigou políticos, empresários e fazendeiros envolvidos em uma rede de lavagem de dinheiro). À época, a equipe acompanhou os trabalhos da comissão, que aconteceram na antiga sede da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL), situada na Rua do Egito, em São Luís. “Foi um momento marcante e que, sem dúvida, faz parte da minha história como profissional. Até porque era o meu primeiro ano na emissora e fazer parte de uma cobertura como essa é especial”, disse a repórter.

Dez dias antes, no dia 20 de outubro de 1999, assassinos executaram integrantes do Bando Bel, em uma estrada vicinal do município maranhense de Santa Inês. O fato foi contado pelo repórter Erisvaldo Santos, que destaca a reportagem como a principal de sua carreira. “Era um momento tenso no estado e, sem dúvida, fazer aquela cobertura foi importante para a minha carreira”, disse. A reportagem foi exibida em caráter nacional e ganhou destaque nos principais jornais do país.

Principais coberturas da TV Mirante

1991
14 de outubro
Visita do papa João Paulo II a São Luís

1999
20 de outubro
Chacina do Bando Bel

1999
30 de outubro
CPI do Narcotráfico

2003
24 de agosto
Tragédia com 21 mortes no Centro de Lançamento de Alcântara

2004
8 de janeiro
Caso Francisco das Chagas (Meninos Emasculados)

2012
3 de setembro
Série de reportagens sobre a descoberta de São Luís

2013
26 de outubro
Acesso do Sampaio Corrêa à Série B do Campeonato Brasileiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.