Aumento

Gás de cozinha ficará 3,1% mais caro para o consumidor a partir de terça

Reajuste vale apenas para o gás vendido em botijões de 13 quilos, mais usados em residências

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Aumento no preço do gás de cozinha foi anunciado nesta sexta pela Petrobras
Aumento no preço do gás de cozinha foi anunciado nesta sexta pela Petrobras (gás)

RIO DE JANEIRO - A Petrobras anunciou nesta sexta-feira o aumento no preço do gás de botijão. A alta será de 9,8% e começa a vigorar na próxima terça-feira. De acordo com a estatal, se o repasse for integral, o preço do produto na revenda subirá 3,1%, ou R$ 1,76 por botijão. O anúncio ocorre 18 meses após o último reajuste. Em São Luís, o botijão é vendido a R$ 48,00, em média.

O reajuste vale apenas para o gás vendido em botijões de 13 quilos, mais usados em residências. Outros vasilhames maiores e o gás vendido a granel não terão mudança de preços. O último reajuste realizado pela Petrobras ocorreu em 1º de setembro de 2015. Na ocasião, a alta foi de 11%.

O preço do gás de botijão permaneceu congelado de 2002 a 2015, como parte de uma política para controlar a inflação. "Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores", informou a Petrobras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.