ESPECIAL TV MIRANTE 30 ANOS

Dia a dia registrado pelas câmeras da TV

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Bandeiras de São Luís, Maranhão e do Brasil integram pavilhão em farol em La Houle
Bandeiras de São Luís, Maranhão e do Brasil integram pavilhão em farol em La Houle (ESPECIAL18031705H)

No dia 14 de outubro de 1991, São Luís parou para reverenciar o papa João Paulo II. A visita do pontífice na capital maranhense foi acompanhada pelos profissionais da TV Mirante, que seguiram o líder do Vaticano pelos quatro cantos da cidade. O momento auge da visita foi a missa, celebrada para uma multidão, no Papódromo, montado especialmente para o ato, no Aterro do Bacanga.

Outro fato marcante relatado pelos profissionais da TV Mirante teve como pauta o Caso dos Meninos Emasculados. O repórter Wallace Lara fez as primeiras reportagens que, em seguida, foram essenciais para entender cada passo do assassino Francisco das Chagas, que cometeu uma série de emasculações na Ilha de São Luís. A principal delas foi exibida no dia 8 de janeiro de 2004, quando a polícia ainda buscava informações sobre o criminoso. O desaparecimento das primeiras vítimas foi contado nos telejornais da TV Mirante, que também acompanhou a prisão e os julgamentos de Chagas.

Além-mar
A TV Mirante vasculhou a história de São Luís ao cruzar o Atlântico em busca dos vestígios e curiosidades da cidade descoberta pelos franceses e pela iniciativa de Daniel de La Touche. Os repórteres Sidney Pereira e Élson Paiva, além do técnico Manoel Paiva e o produtor Thiago Amorim, estiveram na Baía de Saint Martin, em Cancale, Bretanha francesa, de onde partiu, segundo historiadores, o grupamento marítimo que mudaria para sempre a história ludovicense.

A série de reportagens, exibidas durante uma semana no JMTV 2ª edição, viraram um programa especial, que foi exibido em alta definição na TV Mirante às vésperas do quarto centenário da capital maranhense. “São Luís é o resultado da conquista de uma Europa que dominava conhecimento, que tinha controle do mundo, que tinha, naquela época, espírito de globalização. Para nós, a Europa é muito distante, de 7 a 10 horas de viagem. Naquela época, eram seis meses e era um dos cantos mais próximos do mundo”, disse Sidney Pereira.

Prêmio
Por causa de uma reportagem em que destacou o processo criativo das toadas dos grupos de bumba meu boi do Maranhão, a equipe da TV Mirante foi premiada por ter exibido e produzido a melhor matéria das afiliadas da TV Globo no ano passado. “Foi um trabalho de equipe e de muito esforço dos profissionais, que se dedicaram para levar o que há de melhor da cultura popular deste estado”, disse a repórter Regina Souza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.