Exibição

Cinema no fim de semana

Segue até a próxima quarta-feira em São Luís, o IV Festival Internacional Lume com a exibição de longas importantes do cinema autoral e que integram o circuito alternativo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
"Still Life" será exibido no Festival Lume de Cinema
"Still Life" será exibido no Festival Lume de Cinema (Still Life)

Em cartaz desde a última quinta-feira, o IV Festival Internacional Lume de Cinema segue em cartaz até quarta-feira em São Luís. Na capital maranhense, os filmes estão sendo exibidos às 19h e 21h, no Cine Lume, localizado no prédio Office Tower (Renascença). Na programação deste sábado serão exibidos os filmes “Amok”, às 19h, e “Still Life”, às 19h. Amanhã, às 19h, será exibido o filme argentino “Caminho a La paz” e haverá mais uma sessão de “Amok”, às 21h.

Ocorrendo em 15 cidades brasileiras, antes de chegar a São Luís, o Festival Lume foi exibido em cidades como Salvador, Rio de Janeiro, Maceió, Palmas, Aracaju, Belém, João Pessoa, Teresina, Florianópolis, entre outras. Após São Luís, segue ainda para Porto Alegre e Goiânia. O IV Festival Internacional Lume de Cinema reuniu sete longas-metragens inéditos e 11 curtas nesta edição e tem recebido críticas positivas nas cidades onde vem sendo realizado.

Filmes

Neste sábado, às 19h, será exibido o filme da Macedônia, “Amok”. Com uma linguagem densa, o filme aborda a violência urbana. Na trama que se passa na Macedônia, um orfanato que é mantido pelo Estado se torna um refúgio para jovens criminosos. Apesar da boa vontade de alguns professores, eles sofrem diariamente com o preconceito e com os maus-tratos da sociedade. Filip, um dos internos, coordena uma gangue sangrenta decidida a se vingar contra o sistema corrupto. O filme terá nova sessão no domingo, às 21h.

Em seguida é a vez de “Still Life”. De Maud Alpi, a produção francesa foi filmada em abatedouros reais, acompanha a rotina de vacas e cachorros pelos olhos dos próprios animais.

Já no domingo, a sessão de 19h terá o filme “Caminho a La Paz”, do cineasta Francisco Varone. A história gira em torno de Sebastián (Rodrigo de La Serna), um homem de 35 anos, recém-casado e precisando de dinheiro. Para garantir uma renda extra, ele decide usar seu carro para se tornar motorista particular. Jalil (Ernesto Suarez), um idoso muçulmano, torna-se cliente assíduo de Sebastián e, certa manhã, lhe oferece uma alta quantia em dinheiro para ser levado de Buenos Aires, na Argentina, até La Paz, na Bolívia. Relutante, Sebastián aceita a viagem planejada minuciosamente pelo velho.

Com as três primeiras edições realizadas em São Luís, de forma independente e sem patrocínio. Este ano, o Festival Lume de Cinema começou por São Paulo, somente depois chegou a São Luís. Segundo o cineasta Frederico Machado, o idealizador do evento, o festival só foi possível em São Luís após pedidos feitos em redes sociais para os amantes de cinema.

Horários de Sábado

19h Amok

21h - Still Life

Horários de Domingo

19h - Caminho a La Paz

21h - Amok

Serviço

O quê

Festival Internacional Lume de Cinema

Quando

Até quarta-feira

Onde

Cine Lume (Renascença)

Ingressos

R$24,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.