''Nada de alarde''

Ministro afirma que não há evidência urbana de Febre Amarela

"Até o momento não há evidências de febre amarela urbana no Brasil. O último caso foi registrado em 1942", afirma nota do Ministério

Oestadoma.com, com informações do Ministério da Saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Aedes aegypti
Aedes aegypti (febre amarela)

Alertados pela confirmação de que a primeira morte pela doença no Rio de Janeiro, a população do estado correu para garantir vacinas. Os casos de febre amarela têm sido constantemente relatados no estado de Minas Gerais, mas Ministério afirma não haver confirmação de casos no perímetro urbano.

"Até o momento não há evidências de febre amarela urbana no Brasil. O último caso foi registrado em 1942.

O Ministério da Saúde tem feito coleta de mosquitos nas áreas afetadas, para verificar a presença do vírus. Nessa vigilância entomológica, não foram encontrados insetos infectados nas áreas urbanas.

O Brasil tem mantido todas as informações atualizadas à população brasileira e a OPAS/OMS sobre o surto de febre amarela no país.

Todas as medidas de contenção do surto tem sido realizadas, com envio 16,15 milhões de doses de vacina contra febre amarela para as áreas afetadas, além das 3,6 milhões de doses para a vacinação de rotina nos 19 estados que possuem a circulação silvestre da febre amarela desde o início do ano", explica uma nota, divulgada no site do Ministério.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.