Sarney Filho

Ministério apoia consórcios para acelerar construção de aterros sanitários

Sarney Filho recebeu prefeitos maranhenses para discutir o assunto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Sarney Filho conversou com prefeitos maranhenses.
Sarney Filho conversou com prefeitos maranhenses. (Sanrey Filho)

SÃO LUÍS - Prefeitos de municípios representando os consórcios CONLESTE e do Alto Turi do Maranhão participaram de reunião, nesta quinta-feira, com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para discutir a construção de aterros sanitários, com o objetivo de acabar com os lixões.

O ministro afirmou que o seu ministério está apoiando tecnicamente a elaboração de planos intermunicipais de gestão de resíduos sólidos como forma de acelerar o cumprimento da legislação em vigor – Lei Nacional dos Resíduos Sólidos. Mas reforçou que também está aberto a orientar as prefeituras que optarem pelo planos municipais.

O prazo para a erradicação dos lixões já venceu, mas está tramitando na Câmara projeto de lei que estabelece uma nova prorrogação, já que a maioria dos municípios brasileiros não conseguiram construir os aterros sanitários.

Estiveram em Brasília os prefeitos Iracema Lima, de Urbano de Santos, Herlon Costa Lima, de Belágua; Antônio Rodrigues Filho, de Junco do Maranhão; Tatiane Oliveira, de Amapá do Maranhão; Gilberto Braga , de Luis Domingues; Leonardo Caldas, de Milagres do Maranhão; Raimundo Rodrigues, de Nina Rodrigues; Ilvane Pinho, de Presidente Médici; Roberto Maués, de Paulino Neves e VanderlyMonteles, prefeito de Anapurus.

O ministro explicou que por meio da Secretária de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) está orientando os gestores municipais quanto aos requisitos para acesso a recursos da União, destinados à gestão de resíduos sólidos.

“O ministério possui ampla base de material técnico, para ajudar as prefeituras não só na elaboração dos planos (consórcios e municípios) mas para esclarecer dúvidas e oferecer informações adicionais, por meio da Gerência de Resíduos Sólidos do Departamento de Ambiente Urbano”, informou o secretário da SRHU, Jair Tannús.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.