Saúde e Bem-estar

Beleza e qualidade de vida nos nove meses de gestação

Dermaticista lista procedimentos estéticos que podem auxiliar mulheres grávidas a passar pelo período com mais tranquilidade, minimizando as alterações mais comuns, como inchaço e ressecamento da pele

Paula Boueri / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Grávida precisa  ter a liberação do obstetra para realizar qualquer procedimento, diz especialista
Grávida precisa ter a liberação do obstetra para realizar qualquer procedimento, diz especialista (gravidez beleza)

A gestação é um período de descobertas e mudanças. Além de lidar com o fato de que em poucos meses se tornará mãe, a mulher também passa por mudanças físicas drásticas. O turbilhão de hormônios me­xe com o organismo, não é só a barriga que cresce e os ponteiros na balança que sobem, textura de cabelos e unhas, pigmentação da pele e fisiologia vascular sofrem alterações. Cuidados específicos para evitar ou minimizar as alterações mais comuns devem ser tomados. É aí que entram os tratamentos estéticos, que podem ajudar muito.

“Existem grávidas que passam muito bem pelo período, mas existem outras que sofrem com edemas [inchaço], pele oleosa ou ressecada demais, dores musculares e na lombar, e manchas na pele. Para todos os casos existe um tratamento indicado. É uma questão de bem-estar, não só de estética”, diz a dermaticista Tatiane Farias, da Estetic’s Hall.

Para realizar qualquer procedimento, ressalta a especialista, é preciso ter a liberação do obstetra. “Exis­tem procedimentos que não são indicados para grávidas e também tem o histórico de cada paciente, o que exige cuidados mais específicos. Também só realizamos as técnicas em grávidas depois de completado o primeiro trimestre”, esclarece Tatiane Farias.

Circuito
Como existem muitas dívidas sobre o que pode ou não ser feito na gravidez, a dermaticista Tatiane Farias desenvolveu um pacote chamado Spa Cegonhana Estetic's Hall, no qual são utilizadas somente técnicas permitidas para gestantes. Assim a futura mamãe tem segurança no procedimento e consegue relaxar sem preocupar-se com a saúde do bebê.

O pacote básico inclui drenagem linfática, a gomagem corporal (esfoliação) e limpeza e peeling facial. “A drenagem atua na melhora dos edemas, pois muitas mulheres acabam sofrendo com a retenção de líquidos no corpo. A gomagem, por sua vez, utiliza produtos liberados para grávidas no processo de esfoliação, isso porque acaba acontecendo um ressecamento maior na gestação e a esfoliação retira as células mortas e se faz uma super-hidratação”, explica.

Por fim, a gestante passa por uma limpeza de pele, com a realiza­ção de peeling físico chamado “Diamond Peel”. “Muitas grávidas ficam com a pele oleosa no período, e o peeling que usamos vai regular isso, melhorando a aparência da pele, ajudando com as manchas gravídicas”, ressalta a dermaticista Tatiane Farias.

“Esse é um pacote básico, um ponto de partida, mas ele não é engessado. Como cada grávida tem seu histórico e suas necessidades, ele vai sendo personalizado. Existem grávidas que precisam mais de massagens relaxantes, outras da drenagem, por causa do inchaço. Fazemos até o atendimento em domicílio para melhor atendê-las”, comenta.

Além de relaxamento, o spa aju­da na diminuição da ansiedade. “É um período de descobertas, a mulher precisa ter um tempo para si, para se sentir bem, para se preparar. Isso é fundamental para curtir a maternidade que virá”, finaliza Tatiane Farias.



Alguns procedimentos que podem ser realizados durante a gravidez


Drenagem linfática - É o tratamento estético mais indicado para a gestante, pois ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, auxiliando, assim, na redução da celulite.


Acupuntura facial e corporal - Diminui edemas e rugas de expressão, e atua no rejuvenescimento dos tecidos.O uso da acupuntura direcionada para drenagem linfática auxilia na diminuição da retenção de líquidos.


Terapia de pedras quentes – Essa terapia proporciona à gestante relaxamento e alívio de dores musculares. A massagem não deve ser feita na barriga.


Limpeza de pele – Algumas mulheres notam um aumento da oleosidade da pele e surgimento de acne, principalmente no primeiro trimestre. Alguns ácidos não podem ser usados.


Peeling físico – Permite a retirada de tecido morto. A paciente pode retomar suas atividades logo após a realização do procedimento. Ajuda a combater as estrias, típicas do pós-parto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.