Comemoração

TV Mirante comemora 30 anos com homenagens e pauta especial

Colaboradores mais antigos foram homenageados com exposição no prédio da emissora, afiliada da Rede Globo no Maranhão; programação alusiva à data marcou o dia de ontem e incluiu transmissão do JMTV direto do Centro Histórico de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

SÃO LUÍS - Ontem foi um dia especial para os funcionários da TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão que está completando 30 anos no ar, levando informação para os lares em todo o estado. As homenagens começaram cedo, com uma exposição fotográfica destacando os personagens que fizeram parte dessa história da emissora desde sua implantação, em 1987. Totens com as imagens de 12 funcionários, os mais antigos na empresa, foram posicionados desde a escada que dá acesso aos departamentos até o corredor interno.

Balões azuis, alusivos à data e com a logomarca da emissora, davam as boas-vindas a quem chegava. Um café da manhã especial completou o dia especial dentro do prédio do Grupo Mirante, localizado no bairro São Francisco. A comemoração seguiu durante todo o dia

A pauta de trabalho também foi voltada para a data, a começar pelo Bom Dia Mirante, que destacou reportagem sobre a história da TV e detalhou mudanças na logomarca da emissora. O telejornal do meio-dia, JMTV 1ª edição, foi transmitido direto da Praça Benedito Leite pela jornalista Ana Guimarães, que integra a equipe há 23 anos como uma das “caras” do jornalismo local em uma das mais produtivas afiliadas da TV Globo, inclusive premiada pela matriz, no Rio de Janeiro.

“Hoje é um dia muito especial para o Grupo Mirante e, em especial, para aqueles que integram a TV Mirante e que, ao longo de todos esses anos, contribuíram para o desenvolvimento da emissora. Temos uma história de muito trabalho e de compromisso com a verdade, levando informação para todo o Maranhão, graças ao esforço de uma grande e compromissada equipe. Somos uma televisão que destaca a nossa gente, a nossa cultura, o nosso esporte, participando dos momentos mais importantes da história deste estado, desde sua implantação”, destacou a gerente de Marketing Rede Mirante, Viviane de Paula.

Resgate

Pelos corredores, além do corre-corre para colocar no ar a programação diária na hora certa, o dia foi marcado por abraços apertados e por conversas de resgate da história de cada um dos personagens que contribuíram para transformar a TV Mirante no que ela é hoje. Segundo a jornalista Cristina Almeida, da Gerência de Eventos do Grupo Mirante, a trajetória está ligada ao esforço de diversos profissionais de destaque na imprensa maranhense. Ela mesma é um deles, tendo começado no grupo antes mesmo da inauguração da TV, no início da década de 1980, por ocasião da inauguração da Rádio Mirante.

“Eu comecei como programadora musical e depois passei a vivenciar o dia a dia da TV, e aqui estou até hoje, agora com uma responsabilidade ainda maior, com olhos voltados para os eventos que dizem respeito a todo o grupo”, disse Cristina Almeida.

Evolução

Sentado à mesa principal da Diretoria Geral de Mídias Eletrônicas, o jornalista e advogado Rômulo Barbosa parou alguns minutos para reviver o seu filme profissional protagonizado com a TV Mirante. O paraibano é um dos exemplos marcantes de que a emissora sempre apostou no talento de seus colaboradores, dando oportunidades para que eles alçassem voos mais altos e penetrassem em outras áreas dentro do jornalismo, por exemplo.

De estagiário, Barbosa experimentou outras funções, entre elas, repórter, editor e diretor de reportagem, chegando à chefia. “Acompanhei toda a evolução desta empresa, suas conquistas e vitórias, bem como seu desenvolvimento tecnológico. Cheguei aqui aos 24 anos, recém-formado, egresso da afiliada da Rede Globo na Paraíba, minha cidade natal. E até hoje aqui estou, festejando os nossos 30 anos no ar”, recordou.

O diretor de Jornalismo, Roberto Prado, lembra que, nos 30 anos, a TV Mirante passou por mudanças que atenderam uma necessidade do telespectador por informação de qualidade. Ele também aproveitou para agradecer a todos que colaboram, direta e indiretamente com o sucesso da empresa. “Neste dia tão importante para o jornalismo do Maranhão, nos resta renovar nosso compromisso com a isenção, a ética e a verdade. E agradecer a fidelidade de nossos telespectadores e pedir de presente que eles continuem com a gente”, afirmou o diretor de jornalismo Roberto Prado.

O presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Mirante, Fernando Sarney, destacou que a empresa passou por transformações e conquistas proporcionadas pelo empenho de cada colaborador ao longo dos seus 30 anos. “Nós temos um estado muito grande, muito distante, muito diverso e que nós ajudamos a promover essa integração nesse sentido no Maranhão”, afirmou Fernando Sarney.

Assista o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.