Enade

Cursos da Universidade Ceuma são destaque em avaliação do MEC

Direito, Ciências Contábeis, Administração, Publicidade e Propaganda e Tecnologia em Gestão de RH obtiveram as melhores notas entre as instituições de ensino do estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Universidade Ceuma tem investido em ensino e infraestrutura
Universidade Ceuma tem investido em ensino e infraestrutura (universidade ceuma h)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no último dia 8 os indicadores calculados a partir da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015. Pelo terceiro ano seguido, o Grupo Ceuma se destacou na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

O curso de Direito da Universidade Ceuma, pelo segundo ano, foi o único a receber nota 4 no estado e, por isso, apontado como o melhor de todas as instituições de ensino superior maranhenses, tanto particulares como públicas. Destaque também para os cursos de Ciências Contábeis, Administração, Publicidade/Propaganda e Tecnologia em Gestão de RH, igualmente considerados os melhores do Maranhão.

Para o reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins, a boa colocação da instituição no ranking do MEC é fruto do investimento em ensino, pesquisa e extensão. “Com base no Índice Geral de Cursos (IGC), ficamos como a melhor universidade privada do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, alguns cursos nossos apareceram como os melhores do nosso estado. Estamos investindo muito em infraestrutura, docentes e no dia a dia do nosso processo de ensino, pesquisa e extensão. Tudo isso para que possamos formar profissionais que consigam ter sucesso no mercado de trabalho”, avaliou.

Ranking

Entre as instituições de educação superior (IES) particulares, a Universidade Ceuma ficou no topo entre todas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Inclusive à frente de algumas tradicionais, como a Católica de Brasília (DF), a Universidade Potiguar (RN) e a Unama (AM).

Segundo o reitor Saulo Martins, a Universidade Ceuma oferece todas as condições de ensino para o máximo desempenho dos alunos. “Nosso maior desafio é criar uma instituição com um ambiente acadêmico cada vez melhor, que estimule alunos e professores a estudar e se desenvolver cada vez mais”, ressaltou.

Ainda segundo o MEC, no cômputo geral, todos os cursos de todas as IES do Grupo Ceuma mereceram nota geral de 3 a 5. Isso vale não só para os sete campi instalados no Maranhão, mas também para as IES do Pará (Famaz) e do Distrito Federal, com três unidades da Unieuro. Da rede de ensino do Grupo, apenas o CEUPI, no Piauí, não pôde ser avaliada porque o MEC ainda não realizou o Enade para a área de Engenharia, especialidade da instituição. O Enade é um dos indicadores que compõem a nota geral.

Direito é reconhecido como o melhor do Maranhão

Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Direito da Universidade Ceuma foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como o melhor do estado. A graduação foi a única a obter nota 4 na avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2014, obtendo o 1º lugar geral no Maranhão. A análise é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país, que vai de 1 a 5.

O Conceito Preliminar de Curso tem como base o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). São avaliados o quanto o curso agre­ga de conhecimento ao estudante e outros elementos como: corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica. São utilizadas como embasamento as informações do Censo da Educação Superior, do Cadastro Nacional de Docentes (CND) e do questionário Socioeconômico do Enade.

“O resultado do CPC é uma gran­de conquista. Representa a coroação de um trabalho que, nos últimos anos, só tem reproduzido excelentes resultados, frutos de uma proposta pedagógica consistente e do esforço e da dedicação de nossa equi­pe de coordenadores, professores, alunos, colaboradores e autoridades acadêmicas. Tudo isto nos indica que o Curso de Direito vem trilhando pelo caminho certo”, declarou o reitor da Universidade Ceu­ma, Saulo Martins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.