Reinauguração

Após dois anos de reforma, a Capela das Laranjeiras é entregue

Bens móveis, tais como as imagens e o retábulo, passaram por restauração na pintura e no douramento; o piso, todo feito em pedra de cantaria, também foi limpo; festejo do Tríduo de São José foi iniciado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Capela de São José das Laranjeiras está restaurada após dois anos
Capela de São José das Laranjeiras está restaurada após dois anos (Capela)

SÃO LUÍS - A Capela de São José das Laranjeiras, na Rua Oswaldo Cruz, no centro de São Luís, foi entregue ontem à comunidade, depois de dois anos fechadas para reformas e restaurações. Com isso, hoje iniciam oficialmente os festejos do Tríduo de São José, que prosseguem até o dia 19, com missas, e a grande procissão no dia 20.

A capela foi fechada em março de 2015 e deveria ter sido reaberta, já pronta, em setembro do mesmo ano. Mas as obras, orçadas em R$ 496,171,04, só começaram efetivamente em julho e ainda passou por uma série de atrasos até ser finalizado.

Rafael Pestana, coordenador técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão que coordenou a reforma, relatou que toda a estrutura física capela foi restaurada, além das coberturas, alvenarias e o reboco. Os bens móveis, tais como as imagens e o retábulo, também passaram por restauração na pintura e no douramento. O piso, todo feito em pedra de cantaria, também foi limpo.

Francinaura Azevedo, coordenadora de eventos da capela, ressalta a importância de a comunidade ter o prédio de volta. Segundo conta, foi sua mãe, Ilnete Azevedo, quem a reabriu ao público, lá pela década de 1940. Na época, os festejos de São José eram apenas na cidade balneária. Ilnete, então, sentiu a necessidade de algo mais perto, para pessoas que não tinham condições de ir reverenciar o santo tão longe. Por conta disso, pediu e o bispo da época permitiu que a capela fosse reaberta. Há pelo menos 23 anos, o pároco ainda é o mesmo, o padre Manoel Júnior.

História
A Capela das Laranjeiras, como é popularmente conhecida, foi tombada pelo IPHAN em 1940 e integra também o Conjunto Histórico, Arquitetônico e Paisagístico de São Luís tombado pelo Governo Estadual em 1986. Trata-se de um importante exemplar da arquitetura religiosa no Maranhão, representativa do período de transição do estilo barroco tardio para o neoclássico. Foi edificada entre 1812 e 1816 e, originalmente, integrava a Quinta das Laranjeiras, propriedade de Antônio Gonçalves da Silva, importante comerciante da época.

Atualmente, a Capela das Laranjeiras está sob a gestão do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, ligado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (SECTUR).

Programação
16, 17, e 18 – Tríduo de São José com missas diárias
20 – Procissão de São José com missa de encerramento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.