Música

No embalo dos vinis

Projeto Quarta do Vinil, capitaneado pela DJ Vanessa Serra, acontece hoje, às 20h, no Manu Restaurante, no Hotel Brisamar (Ponta d’Areia), tendo como convidado especial o colecionador Joaquim Zion

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Joaquim Zion integra o projeto
Joaquim Zion integra o projeto

Uma viagem pela magia dos discos de vinil, com uma parada nos grandes sucessos emplacados pela rádio, é o que promete o projeto Quarta do Vinil, hoje, às 20h, no Manu Restaurante, no Hotel Brisamar (Ponta d’Areia), sob o comando da DJ Vanessa Serra. A ideia é apresentar um apanhado musical, desde jazz, baladas românticas, nacionais e internacionais, até as trilhas sonoras de novelas que marcaram épocas. Nomes como Maria Bethânia, Gal Costa, Peninha, Vando, Alcione também entram na sequência.

“Faço uma sequência na cadência dos ritmos, passando de uma música para outra e construindo uma cena, pois cada canção tem sua história, e esta tem uma ligação com outra história, e assim por diante. Muitas das letras de músicas que são tocadas são aquelas com as quais eu me identifico e o público também”, disse Vanessa Serra, que a cada quinze dias recebe um convidado especial, sendo o de hoje o colecionador Joaquim Zion, conhecido no segmento da música negra.

De acordo com a DJ, Joaquim Zion mostrará uma sequencia direcionada ao projeto, com clássicos nacionais e internacionais de outros gêneros que não o reggae. “Não tocamos reggae para fazer jus à linha do projeto. O convidado vai tocar, por exemplo, Tim Maia, Nina Simone, Mutantes, entre outros grandes nomes da cena nacional e internacional”, antecipou Serra.

O projeto dá um destaque especial para os temas de novelas, e o público se identifica a cada quarta-feira. A DJ uma aparelhagem profissional, com dois toca-discos. Sua paixão pelo vinil foi a mola propulsora que desaguou no projeto. Após algumas incursões por eventos apenas como convidada, Vanessa Serra passou a despertar o olhar do público e também do empresariado. Até que foi convidada para comandar projeto solo no restaurante da Ponta d’Areia, sendo bastante elogiada, inclusive pelos turistas hospedados naquele empreendimento.

Vanessa Serra é uma das anfitriãs do projeto
Vanessa Serra é uma das anfitriãs do projeto

O projeto começou no dia 22 de fevereiro e já se firmou na agenda cultural das quartas-feiras em São Luís, sendo uma opção para o meio da semana. De acordo com Serra, por volta das 22h30, a sequência ganha mais movimento até chegar aos temas das discotecas. O ambiente vai se modificando de acordo com a atmosfera do público, que é sempre o termômetro da noite. “Nós nos adequamos ao público. Sempre observamos quem está presente no espaço e procuramos adequar o repertório para tocar as pessoas”, contou.

Os discos de vinil e toda a sua magia, aos poucos, vão retornando à cena e isto já é uma realidade no Brasil e no Reino Unido. No Brasil, foram fabricados, em 2014, 102 mil discos. Em 2015, no ano seguinte, foram 123 mil. Na Inglaterra, por exemplo, as vendas desse tipo de mídia só aumentam, na contramão das quedas nas vendas de CDs. No Reino Unido, os vinis atropelaram velhas marcas. No ano passado, esse “boom” ficou evidente: as vendas ultrapassaram dois milhões de cópias de LPs, o que não acontecia há 21 anos.

Serviço

O quê

Projeto Quarta do Vinil

Quando

Hoje, às 20h

Onde

Manu Restaurante, no Hotel Brisamar (Ponta d’Areia)

Couvert: R$ 20,00

Reservas: 98 3303 5717/ 99177 2593

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.