Na estrada

Festival Internacional Lume de Cinema chega a São Luís

Evento começa amanhã com a exibição dos filmes “Caminho para La Paz” e “Leste Oeste”, no Cine Lume; festival percorreu mais de 15 cidades pelo Brasil e vai ainda a Porto Alegre e Goiânia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Cena do filme
Cena do filme "O Signo das Tetas", de Frederico Machado, que será exibido no festival

Após percorrer mais de 15 cidades em diversos estados do Brasil, o IV Festival Internacional Lume de Cinema, que a princípio não contemplava São Luís, chega à cidade amanhã. As sessões serão no Cine Lume (Renascença), sempre à noite, até o dia 22 deste mês. Entre os filmes em cartaz está o vencedor do festival, “Still Life”, do cineasta Maud Alpi, eleito o melhor filme longa-metragem. Os ingressos começam a ser vendidos a partir de hoje, às 15h na bilheteria do cinema o e são limitados ao tamanho da sala.

O IV Festival Internacional Lume de Cinema reuniu sete longas-metragens inéditos e 11 curtas e, de acordo com o realizador do evento, cineasta Frederico Machado, teve uma ótima receptividade por onde passou, com mais de três mil espectadores, além de críticas positivas e destaque na imprensa nacional. “Interessante frisar que a programação é de filmes inéditos na América Latina e que dificilmente serão exibidos posteriormente no Brasil”, observa Frederico Machado.

Os vencedores – nas categorias longa e curta - foram escolhidos por um júri especializado e anunciados no dia 8 deste mês em solenidade realizada no Cine Sesc, em São Paulo. “Still Life” foi filmado em abatedouros reais, acompanha a rotina de vacas e cachorros pelos olhos dos próprios animais. Entre os curtas-metragens, o escolhido foi “Over”, de Jörn Threlfall, que retrata as circunstâncias de um crime verídico na Inglaterra.

Exibições

Antes de chegar à São Luís, o Festival Lume foi exibido em cidades como Salvador, Rio de Janeiro, Maceió, Palmas, Aracaju, Belém, João Pessoa, Teresina, Florianópolis, entre outras. Após São Luís, segue ainda para Porto Alegre e Goiânia.

O festival chega a São Luís após uma consulta feita por meio de uma rede social. A enquete dizia que quem desejasse a realização do festival na capital deveria curtir e comentar o post que recebeu mais de 200 comentários, o que viabilizou a realização do evento na cidade. “Tínhamos dúvidas sobre a realização em São Luís porque cada exibição é paga, temos que pagar os filmes e dependemos do público para isso. Mas depois de tantos pedidos do público do Cine Lume, resolvemos acreditar que seja possível aqui também, diante do sucesso em outras cidades”, destaca o realizador do evento, o cineasta Frederico Machado.

Ele lembra que as três primeiras edições do evento foram feitas na capital, mas com muitas dificuldades e pouca resposta do público. “Mas vimos que fora de São Luís as pessoas comentavam muito, mesmo o evento se restringindo à cidade, o que deixava a gente muito feliz. Resolvemos continuar fazendo um festival pequeno mas bastante forte na curadoria, viajei muito ano passado por conta de meus filmes e, ao mesmo tempo, fazia contato com todos. Distribuidores internacionais, cinemas, críticos, todos recebiam muito bem a proposta do festival, o que nos motivou a levar o evento para outras cidades”, diz Frederico Machado.

"Caminho de La Paz" está na programação

Temas

Entre os temas escolhidos pela curadoria para figurarem na programação do festival estão crise econômica mundial, violência contra a mulher, reinserção social de ex-presidiários e crueldade animal. Produções do Cazaquistão, Suíça, Grécia, Rússia e Macedônia compõem a mostra. De acordo com Frederico Machado as escolhas da curadoria se basearam na qualidade artística, inovação e diversidade dos filmes.

O evento tem como um de seus objetivos formar novas plateias e democratizar o cinema autoral nacional e internacional, além de exibir e premiar filmes, bem como promover a difusão da produção audiovisual contemporânea autoral. O festival Internacional Lume de Cinema é realizado pela Lume Filmes, distribuidora de Frederico Machado. Os filmes ganhadores terão contrato de distribuição assinados com a Lume Filmes

Filme Amok será exibido no sábado
Filme Amok será exibido no sábado

Serviço

O quê

Festival Internacional Lume de Cinema

Quando

De amanhã a 22 deste mês

Onde

No Cine Lume, Renascença

Ingresso

R$ 24,00 – vendas a partir de hoje na bilheteria do cinema e limitados ao tamanho da sala

Programação

Quinta-feira, 16

19h - Caminho para La Paz

21h - Leste Oeste

Sexta-feira, 17

19h - Eat Your Bones

21h - Still Life

Sábado, 18

19h - Amok

21h - Still Life

Domingo, 19

19h - Caminho para La Paz

21h - Amok

Segunda-feira, 20

19h – O Signo das Tetas

20h30 - Jovens Infelizes

Terça-feira, 21

19h - The Wounded Angel

21h - Thread

Quarta-feira, 22

19h - Thread

21h - The Wounded Angel

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.