Rodrigo Janot

Rodrigo Janot não dá prazos para processos resultantes de delações

Procurador-geral da República tem evitado perguntas sobre os depoimentos dos 77 executivos da Odebrecht, que podem resultar na maior lista de denúncias já apresentadas na operação Lava Jato

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Janot ainda não tem data para apresnetar ações de delações ao STF
Janot ainda não tem data para apresnetar ações de delações ao STF (Janot)

BRASÍLIA - Após presidir uma sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal, nesta segunda-feira (13), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, evitou perguntas da imprensa sobre o envio dos pedidos de abertura de inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF), com base das delações de ex-executivos da Odebrecht. "Vamos trabalhar, trabalhar, trabalhar", disse Janot, sem dar prazos para a entrega dos pedidos.

A partir desta segunda-feira (13), Janot deve encaminhar ao STF cerca de 80 pedidos de abertura de inquérito para investigar políticos citados pelos delatores da Odebrecht. O material será encaminhado ao relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin.

O fim do sigilo das delações também deve ser solicitado por Janot. Fachin decidirá sobre o sigilo, se a investigação deve ser aberta ou arquivada, e se desmembra a apuração para outras instâncias. Não há prazo para a decisão de Fachin.

Esta será a segunda "lista de Janot", com dezenas de nomes de políticos acusados de corrupção por delatores. A primeira lista chegou ao STF em 6 de março de 2015, com base nas delações de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, e do doleiro Alberto Youssef, e resultou na abertura de 28 inquéritos no STF, dois no STJ e no arquivamento de outros sete. Desse total, cinco políticos viraram réus até agora. Nenhum foi condenado ainda.

Ao todo, 77 ex-executivos da Odebrecht fizeram delações premiadas e prestaram cerca de 950 depoimentos sobre a relação da empreiteira com os políticos. A expectativa é de que, ao todo, 200 políticos sejam citados nos depoimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.