Sustentabilidade

Ministério Público do Maranhão adere a programa sustentável do MMA

O programa norteia as políticas de sustentabilidade no setor público desde 1999

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
O ministro elogiou as ações de sustentabilidade já adotadas pelo Ministério Público do Estado.
O ministro elogiou as ações de sustentabilidade já adotadas pelo Ministério Público do Estado.

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho e o Procurador Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho assinaram nesta terça-feira, em Brasília, o termo de adesão do Ministério Público do Maranhão a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa que norteia as políticas de sustentabilidade no setor público desde 1999.

O ministro elogiou as ações de sustentabilidade já adotadas pelo Ministério Público do Estado, e adiantou que o seu ministério irá destinar recursos e apoio técnico para a realização de um projeto piloto de energia solar na sede do MP, em São Luís.

Sarney Filho afirmou que os órgãos públicos estão motivados para a prática de iniciativas que promovam a redução do consumo de material, a instalação de equipamentos, a manutenção e construção adequada de prédios públicos, e outras ações que possam aumentar a qualidade de vida nos ambientes de trabalho.

“Na semana passada assinamos com o presidente do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a realização de ações conjuntas com foco no desenvolvimento da gestão socioambiental no âmbito da Justiça Eleitoral”, disse.

 Sarney Filho adiantou que o seu ministério irá destinar recursos e apoio técnico para a realização de um projeto piloto de energia solar na sede do MP, em São Luís..
Sarney Filho adiantou que o seu ministério irá destinar recursos e apoio técnico para a realização de um projeto piloto de energia solar na sede do MP, em São Luís..

O Procurador Luiz Gonzaga Martins Coelho explicou que o Ministério Público já desenvolve há oito meses uma série de programas, como o Projeto Integrar, que busca soluções criativas visando a sustentabilidade.

“Entre as nossas ações está a redução do uso de copos plásticos pelo programa “Adote um caneco”; a realização de cursos por meio de vídeo conferências para diminuir o gasto com passagens; separação do lixo visando a reciclagem e outras destinações, além do uso lâmpadas de led”, explicou.

Para conscientizar os servidores, ele informou que o grupo encarregado do programa costuma fazer visitas de surpresa aos diversos setores para verificar o cumprimento das orientações.

O Secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Edson Duarte, responsável pela Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P),’ defendeu a expansão de programas de redução de custos e de impacto no meio ambiente a todos os setores do serviço público. “Vivemos tempos de crise e de agressões ao meio ambiente e temos verificado que os órgãos do judiciário são os que têm avançado mais rápido na aplicação da agenda ambiental”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.