Amazônia Legal

Maranhão é o 3º estado com mais ocorrências de trabalho escravo

Região da Amazônia Legal lidera lista de flagrados com trabalho escravo, com Pará, Tocantins e Maranhão com maior número de citações

O Estadoma.com, com informações da EBC

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
(trabalho escravo)

O Maranhão é o terceiro estado da região da Amazônia Legal com o maior número de ocorrências de trabalho escravo, segundo dados do Ministério do Trabalho obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação pela Organização Repórter Brasil, referentes ao período de dezembro de 2014 a dezembro do ano passado. No estado, foram registradas 17 ocorrências da prática.

Entre 250 nomes, estados da Amazônia Legal aparecem 126 vezes na lista de flagrados com trabalho escravo. Da região, o Pará é o estado que possui mais ocorrências. São 64 no total. Alguns nomes aparecem mais de uma vez e a maioria dos flagrantes ocorreram em áreas rurais. O Tocantins vem em segundo lugar, com 21 nomes.

Na última semana, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ives Gandra, atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para adiar a publicação da chamada “lista suja do trabalho escravo”. O prazo terminava no dia 7 deste mês, mas a AGU alegou que é preciso garantir que o cadastro terá eficácia e não será alvo de questionamentos judiciais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.