Economia

Cemar dá dicas aos consumidores para reduzir o valor da conta

Segundo a Companhia Energética do Maranhão, mudar de hábitos dentro de casa faz muita diferença no bolso no fim do mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Sem desperdício, contas ficam mais baratas
Sem desperdício, contas ficam mais baratas (conta de luz energia)

SÃO LUÍS - Evitar o desperdício de água e energia elétrica não é apenas uma necessidade, mas é dever de cada de todos para ajudar a preservar o planeta. Mudar de hábitos faz a diferença também no bolso, afinal quem não quer ter no final do mês uma conta de energia mais barata?

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) deu algumas dicas para evitar o desperdício:

- Que tal deixar um litro com água com gelo fora da geladeira? Assim, você evita abrir a geladeira toda hora para beber água, economiza energia e, ainda conserva a borracha de vedação da sua geladeira por mais tempo!

- Em locais da casa que não ficam pessoas por muito tempo, sempre lembrar de manter as lâmpadas desligadas.

- Sabia que a disposição dos móveis dentro de casa também influencia na conta de energia? Na cozinha, não deixe fogão e geladeira lado a lado. O calor do fogão pode aumentar o consumo da geladeira em até 20%.

- O ferro de passar deve ser utilizado quando houver uma quantidade razoável de roupas. Passe tudo de uma só vez. Qualquer equipamento, quando ligado e desligado várias vezes, provoca um grande desperdício de energia.

- Use a máquina de lavar e o tanquinho com mais eficiência. Coloque o máximo de roupas de uma só vez, assim você consegue lavar bastante roupas sem precisar gastar tanta energia.

- Regule a temperatura do ar-condicionado. Escolha uma temperatura moderada, que deixe o quarto confortável. Nos dias em que não tiver fazendo muito calor, opte pelo ventilador, que é mais econômico.

- Instale a geladeira em local arejado, desencostado de paredes ou móveis, distante de raios solares e fogões. Nunca utilize a parte traseira do aparelho para secar panos e roupas., além de consumir muita energia, é uma situação de risco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.