Bate-Bola

Arbitragem tem sido fraca nas competições nacionais

Sampaio foi garfado em Teresina no jogo contra o River

Edivan Fonseca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

A arbitragem no futebol brasileiro tem sido terrível. Os caras estão errando por atacado. Antigamente, as vítimas eram os times pequenos, que sofriam barbaridade com as marcações equivocadas, algumas das quais maldosas mesmo. Os homens de preto (eles só se vestiam de preto) tinha uma certeza: na dúvida, bola nossa (essa bola nossa queria dizer, bola dos grandes). Hoje em dia, os erros têm se multiplicado, sem escolher lado. Grande e pequenos têm sofrido, o que é sinal de que a arbitragem vive uma crise com a falta de maior qualificação da mão de obra.

Página virada
Internacional e Sampaio, que se defrontarão amanhã à noite, em Porto Alegre, pela Copa do Brasil, nas suas últimas partidas foram grosseiramente prejudicados pela arbitragem. No domingo, pelo Campeonato Gaúcho, o Internacional perdeu para o Juventude por 1 x 0, com um gol de pênalti assinalado nos acréscimos. A penalidade não existiu.
No sábado, pela Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa foi garfado pelos cearenses, que dirigiram seu jogo contra o River, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. O Tricolor teve um gol legítimo anulado, aos 42 minutos do primeiro tempo, quando Otávio, de cabeça, mandou a bola para o fundo da rede riverina. Depois, no segundo tempo, o River fez 1 x 0 e venceu o jogo.

Trio catarinense
Por falar em arbitragem, a CBF escalou três catarinenses e um gaúcho para a direção d Internacional x Sampaio, amanhã, às 21h45, no Estádio Beira Rio, segundo jogo entre os dois pela Copa do Brasil.
É esperar que os catarinenses comandem bem a partida. O horário do jogo é cruel: 21h45. A televisão certamente transmitirá o jogo, como ocorreu com o confronto anterior em São Luís. Sobre o jogo anterior, estranhamente, muitos maranhenses criticaram a Rede Globo que mostrou Sampaio x Inter ao vivo. Preferiam o Flamengo. Como maranhense, quero o Sampaio sempre.

Jogo
InInternacional x Sampaio Corrêa
Fase: 3a Fase / Grupo: GRUPO 65 /Jogo: 77 / Rodada:
Volta/Data: 15/03/2017 às 21:45 / Estádio: Beira Rio - Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC - CBF)
Assistente 1: Neuza Inês Back (SC - FIFA)
Assistente 2: Carlos Felipe Schmidt (SC - CBF)
Quarto Árbitro: Roger Goulart - RS (CBF)

Com novidades
A delegação do Sampaio embarca ao meio dia de hoje com destino a Porto Alegre. Leva como novidades o lateral Pedro e o volante Diego Silva. O primeiro e 23 anos e o segundo de 27. Ambos foram contratados ao Cabofriense (RJ) pelo presidente Sérgio Frota, que deve trazer mais uns quatro a cinco reforços do futebol carioca ou de São Paulo, assim que os campeonatos dos dois estados sejam encerrados, dentro de uns 30 dias.
Pedro e Diego Silva estavam jogando. Ou seja, estão em forma e, como são dois conhecidos do treinador Francisco Diá, já serão incluídos na relação para enfrentar o Internacional, caso sejam legalizados na CBF, com seus nomes divulgados pelo BID.

Má situação
Só para lembrar, o Sampaio está em uma situação difícil na Copa do Brasil. Perdeu o jogo de ida dessa terceira fase. Levou de 4 x 1. Precisa vencer por 3 x 0 lá em Porto Alegre oara levar a decisão da vaga para os pênaltis, lima vez que, no placar agregado, a disputa ficaria 4 x 4.
Esse é o problema: fazer três gols e não levar nenhum.

Estadual
Fora de qualquer possibilidade de classificação à próxima fase da Copa do Nordeste, depois de levar de 4 x 0 do Bahia, no domingo, o Moto Club volta seu foco para o Campeonato Maranhense, que é o que resta ao Papão ainda neste primeiro semestre, antes da Série C do Campeonato Brasileiro.
Pelo Estadual, o Moto tem jogo decisivo contra o Maranhão Atlético Clube (MAC), sábado, às 15h45, na reabertura do Nhozinho Santos, o aconchegando estádio da Praça Catulo da Paixão Cearense.
No Maranhense, o Moto lidera o grupo B, com 10 pontos, vindo a seguir o MAC, com oito, Cordino, com oito, e Americano, com um. Faltam dois jogos: Moto x MAC e Cordino x Americano.
O Moto joga pelo empate para ser o primeiro do grupo. Mas pode até não se classificar, se o MAC vencer o clássico e o Cordino derrotar o Americano.

Grupo B
No grupo A, dois jogos serão realizados domingo: Sampaio x Imperatriz, em São Luís, e São José x Santa Quitéria, em São José de Ribamar. Ambos às 16h.
O Imperatriz, com 11 pontos, está classificado como primeiro do grupo. A outra vaga está entre São José, Santa Quitéria e Sampaio. Os três têm cinco pontos (cada). O Sampaio está em situação delicada.
O São José tem zero gol de saldo, o Santa Quitéria menos um e Sampaio menos dois. O Tricolor precisará vencer o Imperatriz por dois gols, no mínino, caso haja um vencedor no confronto São José x Santa Quitéria.
É esperar para conferir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.