TSE sustentável

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a realização de ações conjuntas de sustentabilidade, com foco no desenvolvimento da gestão socioambiental no âmbito da Justiça Eleitoral.
O ACT prevê a cooperação técnica entre os dois órgãos para o enfrentamento dos seguintes desafios: usar de maneira mais racional os recursos naturais (água, energia, madeira, entre outros) para o funcionamento, a manutenção e construção de prédios públicos; aumentar a qualidade de vida nos ambientes de trabalho; realizar contratações públicas sustentáveis; evitar desperdícios; gerar o mínimo de rejeitos; gerenciar os resíduos sólidos e sensibilizar e capacitar os servidores para a questão ambiental.
“A administração pública consome grande quantidade de bens e serviços e precisa dar à sociedade exemplo de boas práticas em suas atividades”, afirmou o ministro Sarney Filho. Segundo o ministro, o papel do MMA no acordo é auxiliar o TSE no processo de inserção da responsabilidade socioambiental e da sustentabilidade, repensando os padrões de produção e consumo, a partir de critérios, princípios e diretrizes socioambientais de valor estratégico.

Preferido
O candidato a presidente estadual do PT, Augusto Lobato, é o preferido do Palácio dos Leões para assumir o comando do partido no Maranhão.
Além de assessor especial do governador Flávio Dino, Lobato já deu a garantia de que caminhará com o comunista independentemente das posições que Dino tomar em 2018.
Augusto Lobato, que já entrou na disputa para presidir o PT quatro vezes, garantiu ao governador que leva o partido para a reeleição mesmo que Dino se abrace com os tucanos.

Apoio
E como tem o apoio do governador, Augusto Lobato se sente à vontade para dizer que ele é o único candidato a presidente do PT do Maranhão que quer manter apoio do partido ao comunista.
O atual presidente estadual da sigla, Raimundo Monteiro, diz que não e afirmou que todos pensam dessa forma.
A eleição do PT ocorrerá no início de abril e além de Lobato estão na disputa o deputado Zé Inácio, Paulo Romão, Eri Castro e Francismar Lima.

Audiências
Diante da polêmica, vários vereadores de São Luís se anteciparam e apresentaram requerimento pedindo audiência pública para debater o Uber na capital.
Até o momento, três vereadores pediram a sessão especial: Marquinhos Silva (DEM), Marcial Lima (PEN) e o autor da proposta de legalização do Uber, Paulo Victor (PDT).
Enquanto os parlamentares tentam mostrar serviço com um tema polêmico, o projeto mesmo ainda não chegou a qualquer comissão competente para analisar a proposta.

Sem dados
O agora presidente do TRE, desembargador Raimundo Barros, quando foi corregedor eleitoral enviou oficio aos juízes eleitorais para que estes repassassem informações sobre ações contra prefeitos eleitos em 2016.
O prazo dado pelo então corregedor foi de 10 dias. Esse tempo já terminou há pelo menos um mês e não houve qualquer divulgação de números.
Os juízes eleitorais e o TRE demonstram em um simples pedido de informação como a Justiça Eleitoral é morosa.

Outro pretendente
Como vinha sendo comentado nos bastidores políticos, mais um nome do grupo do governador Flávio Dino vai oficializar o desejo de entrar na disputa pelo Senado.
Agora é o comunista Hilton Gonçalo, prefeito de Santa Rita, quem quer se viabilizar como candidato.
Ele deverá oficializar o seu partido, o PCdoB, a intenção de disputar o Senado em 2018. Isso deixará a disputa para ser candidato na chapa de Dino mais acirrada ainda.

Outras legendas
Foi só Gonçalo anunciar a vontade de concorrer ao senado para que no partido se manifestassem interessados em seu passe para 2018.
O deputado Léo Cunha, do PSC, já oficializou o convite ao prefeito para que ele dispute o cargo pelo partido.
O Partido Novo, que tem como representante o médico João Bentivi, também se pôs à disposição do prefeito.

Reclamação
O senador Roberto Rocha (PSB) vai aumentando a lista de aliados insatisfeitos com ele depois da eleição de 2014.
Além dos comunistas - que nunca foram tão aliados assim - agora o ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa (PDT) também reclama do senador.
Leitoa disse que Rocha agora é ligado ao deputado Alexandre Almeida (principal adversário político da família Leitoa), que teria feito campanha contra o socialista.

E MAIS

• O deputado Rogério Cafeteira (PSB), para se manter líder do governo, consegue atacar a gestão passada, de cuja base ele fazia parte e defendia até 2014.

• Mais três cidades do Maranhão farão recadastramento biométrico, sob o comando da Justiça Eleitoral: João Lisboa e Passagem Franca e Paraibano.

• Faltam quatro dias para entrar em vigor a nova alíquota do ICMS de vários produtos, determinado pelo governo comunista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.