Encontro

Preservação da integridade territorial da Síria é defendida

''Estamos muito contentes por nossas relações estarem se restabelecendo a um ritmo bastante rápido'', disse Vladimir Putin em encontro na sexta-feira,10, em Moscou, com o presidente da Turquia, Recep Erdogan; eles discutiram o conflito na Síria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Putin afirmou que graças à coordenação das ações militares da Rússia, Turquia e Irã, "a trégua na Síria é respeitada em linhas gerais" e "o nível de violência reduziu notavelmente".
Putin afirmou que graças à coordenação das ações militares da Rússia, Turquia e Irã, "a trégua na Síria é respeitada em linhas gerais" e "o nível de violência reduziu notavelmente". ( Os presidentes de Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se encontraram em Moscou)

MOSCOU - Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pediram na sexta-feira.10,, durante encontro em Moscou, que a integridade territorial da Síria seja preservada como condição para a regulação do conflito no país árabe.

"O princípio da integridade territorial dos Estados deve ser respeitado. Nesse sentido, o restabelecimento da integridade territorial da Síria é uma condição indispensável para a regulação da crise", disse Putin em entrevista coletiva no Kremlin.

Putin afirmou que graças à coordenação das ações militares da Rússia, Turquia e Irã, "a trégua na Síria é respeitada em linhas gerais" e "o nível de violência reduziu notavelmente".

O russo destacou que acordou com Erdogan cooperar "mais ativamente" na luta contra o terrorismo, em particular contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), tanto no plano militar, como de inteligência.

Ao mesmo tempo, expressou um "prudente otimismo" em relação com "a união dos esforços" de todos os países influentes, "inclusive os EUA", que irão reforçar o cessar-fogo e iniciar um processo de regulação política.

Por sua vez, Erdogan também advogou por manter a integridade territorial tanto da Síria, em cuja zona setentrional Ancara se opõe à criação de uma autonomia curda, como no vizinho Iraque. Além disso, afirmou que a Turquia não tem intenção de ocupar a cidade de Manbij, no norte da Síria, onde neste momento ocorre uma operação antiterrorista do Exército turco.

'Esforços conjuntos'

"Como os senhores sabem, tanto a Turquia como a Rússia querem cooperar com as forças da coalizão (liderada pelos EUA), mas não para ocupar esse território, já que nosso desejo é que os próprios habitantes de Manbij se assentem por lá", explicou.

Erdogan ressaltou que "para pôr fim ao derramamento de sangue na Síria", Rússia e Turquia devem fazer "esforços conjuntos" e destacou que as forças turcas estão agora centradas em "limpar de elementos terroristas o norte da Síria". "Agora, realizam um trabalho muito intenso e importante", afirmou.

A esse respeito, o governo de Damasco pediu em carta à ONU que obrigue a Turquia a retirar suas tropas de território sírio e que detenha os "ataques continuados" contra a soberania da Síria.

Damasco acusou Ancara de "apoiar o terrorismo" sob "instruções diretas" de Erdogan e das forças de segurança desse país.

Segundo fontes oficiais turcas, a reunião no Kremlin também abordaria a possível compra por parte da Turquia de sistemas de mísseis antiaéreos S-400, os mesmos que a Rússia utilizou para proteger suas bases militares na Síria.

Ritmo de normalização

Putin e Erdogan também se mostraram satisfeitos com o ritmo de normalização das relações, tanto no plano econômico quanto no acerto de conflitos, inclusive o sírio. Em agosto de 2016, os presidentes selaram as pazes em São Petersburgo após mais de meio ano de estagnação em suas relações pela derrubada de um avião de guerra russo por um caça turco na fronteira com a Síria.

"Estamos muito contentes por nossas relações estarem se restabelecendo a um ritmo bastante rápido", disse Putin no início das conversas com Erdogan no Kremlin.

O presidente russo destacou que ambos os países "trabalham ativamente na solução das crises mais agudas no mundo, e em primeiro lugar, na Síria". "É muito gratificante destacar, e é algo que pelo visto ninguém esperava, que em nível militar e de serviços secretos está sendo estabelecido um contato estreito e muito eficaz", afirmou.

Por sua vez, Erdogan ressaltou os projetos conjuntos, como é o caso da primeira usina nuclear turca de Akkuyu e o gasoduto Turk Stream.

Acordo

Moscou e Ancara assinaram em 2010 um acordo para a construção da citada usina na Turquia e, segundo a companhia de energia nuclear russa Rosatom, o início da exploração do primeiro reator de Akkuyu está previsto para abril de 2023.

O projeto Turk Stream, cujo acordo já foi ratificado pelos parlamentos dos dois países, prevê a construção de um gasoduto para transportar combustível através do Mar Negro até a fronteira da Turquia com a Grécia, onde seria criado um centro de distribuição para os países da União Europeia.

Frase

"O princípio da integridade territorial dos Estados deve ser respeitado. Nesse sentido, o restabelecimento da integridade territorial da Síria é uma condição indispensável para a regulação da crise"

Vladimir Putin

Presidente da Rússia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.