Qualidade de vida

Cães são grandes companheiros para os idosos

Os bichos representam ótima companhia e motivação para viver na vida dos idosos, uma vez que o animal atua como um vínculo forte

Divulgação/Terra Zoo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Os cães estimulam a atividade física, já que é importante levá-los para passear. Estes passeios, as idas ao pet shop, ou ao veterinário, são também ótimas oportunidades para que os idosos se socializem com outras pessoas.
Os cães estimulam a atividade física, já que é importante levá-los para passear. Estes passeios, as idas ao pet shop, ou ao veterinário, são também ótimas oportunidades para que os idosos se socializem com outras pessoas. (Cães e idosos)

SÃO LUÍS - Os cães trazem ganhos palpáveis à saúde dos idosos. Além de afastarem a solidão, os cães podem trazer outros benefícios para os idosos, seja reduzindo a pressão arterial ou o colesterol. Os cães estimulam a atividade física, já que é importante levá-los para passear. Estes passeios, as idas ao pet shop, ou ao veterinário, são também ótimas oportunidades para que os idosos se socializem com outras pessoas.

Diversas pesquisas científicas feitas nos últimos 25 anos mostram que cuidar de animais de estimação aumenta os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Há estudos que indicam também que brincar e interagir com os animais de estimação têm ação antidepressiva. Como são companhias fieis e ótimos ouvintes, dão um chega pra lá na sensação de abandono ou solidão. Um companheiro muito especial, o cão traz ao ser humano não só a própria companhia, mas um novo círculo social, uma nova responsabilidade e também uma oportunidade de exercitar a afetividade.

Outros bons efeitos de estar em companhia dos cães: a presença do mascote ajuda em momentos difíceis. Em períodos de separação e luto, eles favorecem a comunicação e atuam como redutor da ansiedade. "O pet desenvolve em nós maior sensibilidade, responsabilidade e respeito pelo próximo. É, comprovadamente, benéfico para nossa saúde — a convivência com o amigo quadrúpede afasta a solidão, reduz a pressão arterial, melhora a imunidade e nos mantém calmos e alegres", afirma Alexandre Rossi, autor de vários livros sobre treinamento e comportamento animal e que já esteve em São Luís com o apoio da Terra Zoo, para proferir palestra sobre os efeitos benéficos da relação dos homens com cães.

Os bichos representam ótima companhia e motivação para viver na vida dos idosos, uma vez que o animal atua como um vínculo forte, auxiliando a viver o dia-a-dia de forma mais saudável, com carinho, amor e companheirismo.

Mas nem todas as raças são recomendadas para pessoas de idade, as diferentes raças têm tamanhos e temperamentos diferentes. Cães agitados e barulhentos, por exemplo, podem atrapalhar mais que ajudar. Por isso, dê preferência a raças dóceis, que possam se adaptar facilmente ao estilo de vida da pessoa.

A convivência entre pessoas idosas e cães precisa ser bastante tranquila. Contratar um adestrador, pode ser uma alternativa interessante, uma vez que um cãozinho obediente trará mais alegrias aos idosos, muitas das vezes mais impacientes.

Cães de pequeno porte são os mais indicados, pois permitem que o idoso acompanhe seus passos sem precisar andar mais rápido. O tamanho menor também impede que o animal machuque a pessoa acidentalmente durante brincadeiras. Além do que, é muito mais fácil colocar no colo ou levantar um cão mais leve e menor, principalmente, quando não se tem muita força.

Feirinhas de filhote e de adoção da Terra Zoo: a oportunidade de adquirir o filhote ideal para o seu perfil

A Terra Zoo realiza, com frequência, feirinhas de adoção e de filhotes.

Se você está considerando ter um cãozinho de estimação, ou presentear um parente ou amigo idoso, com certeza, lá você vai encontrar o mascote ideal.

Nas feirinhas de filhotes você poderá comprar filhotes de raça pura, escolhendo um mascote de acordo com o seu perfil, levando em conta o tamanho de sua residência e o seu jeito de ser. Convém lembrar que as diversas raças existentes, possuem características próprias que precisam ser analisadas antes de se adquirir um filhote.

Nas feirinhas de adoção, além de você está adquirindo um novo parceiro inseparável, estará adotando um mascote que um dia foi abandonado, que precisa de carinho, e estará também contribuindo para reduzir os problemas causados pelo abandono de animais nas cidades.

Neste sábado, a Terra Zoo do Rio Anil Shopping, realiza sua feirinha de filhotes, quando será possível comprar cães de várias raças. A propósito, o Rio Anil aceita cães de raças de pequeno porte em suas dependências (Com até 10 kg de peso). O mega pet shop com 500 m2, oferece mais de 4.000 itens à disposição da clientela e serviço de beleza para os pets. Se você já tiver um cão, que tal leva-lo com você!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.