RANKING

São Luís é a 16ª pior cidade para viver, entre as 100 mais populosas do país

Estudo analisou 16 indicadores divididos em quatro áreas: saúde; educação e cultura; segurança e saneamento e sustentabilidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Saúde foi uma das áreas analisadas no estudo
Saúde foi uma das áreas analisadas no estudo (Socorrão I)

SÃO LUÍS - Entre as 100 cidades mais populosas do país, a capital maranhense é a 16ª pior para viver, de acordo com estudo da consultoria Macroplan. O levantamento analisou 16 indicadores divididos em quatro áreas distintas: saúde; educação e cultura; segurança e saneamento e sustentabilidade.

Os pesos dos indicadores e das áreas que compõem o levantamento foram divididos: 35,3% para educação e cultura; 35,3% para saúde; 20,6% para infraestrutura e sustentabilidade e 8,8% para segurança. O ranking foi formado por um índice que vai de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, melhor é a condição de vida no local. São Luís teve um pontuação de 0,508. A com maior pontuação foi Maringá (PR), com índice de 0,731.

As cidades que, conforme o estudo, são piores do que São Luís para viver são: Paulista (PE), Aparecida de Goiânia (GO), Santarém (PA), Belém (PA), São Gonçalo (RJ), Jaboatão dos Guararapes (PE), Várzea Grande (MT), Maceió (AL), Porto Velho (RO), São João de Meriti (RJ), Duque de Caxias (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Macapá (AP), Belford Roxo (RJ) e Ananindeua (PA).

População

O levantamento analisou os municípios com mais de 266 mil habitantes. Segundo a Macroplan, as cem cidades mais populosas do país representam 39% da população brasileira, produzem 50% do Produto Interno Bruto (PIB) e respondem por 54% dos empregos formais do Brasil.

O Sudeste é a região que concentra a maior parte das cidades mais populosas: 49 municípios, sendo oitp deles entre os dez melhores posicionados no ranking.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís e aguarda posicionamento sobre o assunto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.