Saúde

Dia Mundial do Rim alerta para uma vida saudável

Problema é um dos principais fatores para o desenvolvimento da Doença Renal Crônica, que leva pacientes a precisarem de transplante para poder retomar a vida normal; 50% da população está acima do peso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

SÃO LUÍS - Com o tema “Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, uma campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia alerta para os riscos para a saúde causados pela falta de cuidado para os rins. A campanha é uma alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado ontem. Em São Luís, médicos do Centro de Nefrologia do Maranhão prestaram atendimento e orientaram os frequentadores do Rio Anil Shopping sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar doenças renais.

A obesidade foi escolhida como alerta durante as atividades da campanha, porque no Brasil, alguns levantamentos mostram que mais de 50% da população está acima do peso. Entre crianças, este índice chega a 15%. A obesidade aumenta o risco de morte e contribui para muitas outras doenças, como diabetes e hipertensão. “Juntos, esses três fatores favorecem o surgimento de doenças renais”, alerta o nefrologista Alex do Vale Costa.

Durante todo o dia de ontem, as pessoas puderam verificar a pressão arterial, a taxa de glicemia no sangue e calcular o índice de massa corpórea (IMC), que podem indicar se a pessoa tem algum risco de desenvolver doenças renais. Além disso, foram prestadas orientações nutricionais. “No início, a lesão renal não apresenta sintomas, por isso, é uma doença grave, pois quando o paciente percebe os sinais do mau funcionamento dos rins é porque a lesão já está em fase avançada, sendo necessário muitas vezes o encaminhamento para a hemodiálise”, destaca Alex do Vale Costa.

Estudos apontam que pessoas com excesso de peso ou obesas têm de 2 a 7 vezes mais riscos de desenvolver o problema nos rins, em comparação com as de peso normal. A enfermidade prolongada nos rins que leva à perda progressiva e irreversível das funções renais. O tema da campanha, “Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, tem o objetivo de alertar a população sobre o estilo de vida que o brasileiro leva, facilitando, por meio de maus hábitos na alimentação e o sedentarismo, resultando no aparecimento de outras graves doenças.

Obesidade e doença renal
O especialista explica que, em pessoas afetadas pela obesidade, os órgãos precisam trabalhar mais, filtrando mais sangue do que o normal para satisfazer as exigências metabólicas do aumento do peso corporal. Isso colabora para danificar o rim e aumentar o risco de desenvolver o problema renal em longo prazo. “Quando o paciente é encaminhado para a hemodiálise, a única forma de tratamento é o transplante”, informa o nefrologista.

O médico alerta também para a necessidade de evitar e controlar criteriosamente a diabetes e a hipertensão, que são os maiores causadores da doença renal. “Para isso, hábitos como alimentação saudável, evitar consumo excessivo de sal e açúcar e práticas de atividades físicas são essenciais. E ainda realizar periodicamente o exame de creatinina e urina, que podem diagnosticar precocemente a doença renal”, indica.

Em se tratando de alimentação saudável e prevenção da obesidade, é importante consumir alimentos in natura e evitar o máximo possível o consumo de alimentos ultra processados, pois estes apresentam baixo valor nutricional e são ricos em sódio e demais conservantes, elementos extremamente perigosos à saúde. Beber bastante água também é fundamental para o bom funcionamento dos rins.

SAIBA MAIS

Como prevenir a Doença Renal Crônica
- mantenha-se em forma
- pratique atividade física regularmente
- mantenha sua alimentação saudável
- evite o sobrepeso
- mantenha-se hidratado, tomando líquidos
- controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes
- monitore sua pressão arterial
- consulte um médico regularmente para acompanhar a situação dos seus rins
- não fume
- evite bebidas alcoólicas;
- não tome remédios sem orientação médica

Assista o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.