Manifestação

Fiscais sanitários fazem protesto em São Luís

Com faixas e usando narizes de palhaço e apitos, os fiscais se concentraram em frente à Vigilância Sanitária, cobrando da Prefeitura de São Luís a regularização do pagamento dos benefícios cortados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

SÃO LUÍS - Fiscais sanitários fizeram um protesto em frente à Superintendência Municipal de Vigilância Sanitária de São Luís, na Avenida dos Franceses, Alemanha. A manifestação ocorreu por causa do corte de benefícios da categoria, que reduziram em cerca de R$ 2.700,00 os vencimentos dos trabalhadores. Eles denunciaram ainda que o corte aconteceu apenas para os fiscais concursados, enquanto os terceirizados estão recebendo os vencimentos integralmente.

A manifestação começou por volta das 8h30. Com faixas, nariz de palhaço e apitos, os fiscais sanitários se concentraram em frente à Vigilância Sanitária, cobrando da Prefeitura de São Luís a regularização do pagamento dos benefícios cortados. Por causa do protesto, eles suspenderam suas atividades no período da manhã.

A superintendente do órgão, Terezinha Lôbo, acompanhou a manifestação e chegou a conversar com alguns fiscais, mas informou que apenas a Semus poderia se manifestar sobre o protesto da manhã de ontem.

Segundo os fiscais, após anos reivindicando o pagamento da Gratificação de Atividade Fiscal (GAF), o Município começou a pagar o benefício, mas cortou outro, fazendo com que o a remuneração dos fiscais ficasse comprometida. A GAF começou a ser paga em janeiro deste ano. “Passamos os primeiros quatro anos de gestão cobrando o pagamento do benefício, mas acabamos sendo enganados, pois nos deram com uma mão e tiraram com a outra”, afirma Gilson Almeida, fiscal sanitário.

Segundo eles, a diferença das duas gratificações somam R$ 2.700,00, que é o valor que eles deixaram de receber após os cortes realizados pela Prefeitura de São Luís. Entretanto, esta não é a única reclamação dos fiscais sanitários. De acordo com eles, os contratados da Superintendência Municipal de Vigilância Sanitária de São Luís recebem as duas gratificações integralmente. “Cortaram a nossa gratificação SUS para pagar aos contratados. Os funcionários concursados têm sofrido diversas perseguições enquanto os apadrinhados políticos recebem todos os benefícios”, protesta Gilson Almeida.

A Associação dos Fiscais Sanitários de São Luís (Afisa) já solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) a publicidade da folha SUS, bem como os critérios para sua concessão e os valores pagos aos servidores da vigilância sanitária. “A solicitação foi feita há quase um ano, mas nunca obtivemos resposta”, afirma Gilson Almeida.

Apesar da manifestação, eles garantem que a categoria não irá paralisar as atividades. Entre as funções de um fiscal sanitário estão a execução de tarefas de fiscalização de estabelecimentos comerciais, industriais e locais onde se realizam espetáculos públicos quanto à sua higiene e alvará de funcionamento, a inspeção de logradouros diversos passíveis de contaminação e surtos de infecção, elaboração de relatórios, comunicações e notificações, bem como coleta de dados para levantamentos estatísticos para análise da situação sanitária do município.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís, que não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Número
56
é o número de fiscais sanitários de São Luís que foram prejudicados com a medida.

Assista o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.