Coluna / Panorama Político

Otimismo na rede do PMDB

Ilimar Franco / Amanda Almeida (interina)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

O PMDB quer usar um monitoramento feito pelo partido nas redes sociais para convencer a bancada de que a rejeição à reforma da Previdência é menor do que parece. Segundo o estudo, 90% das menções à reforma são neutras. Foram analisadas 89.352 citações entre 1º de fevereiro e ontem. Os posts alcançariam 1,4 milhão de internautas. Os mais engajados são os homens, com quase 60% das referências. As mulheres respondem por 29,5% das interações.

Aposta na comunicação
Começou ontem o corpo a corpo dos ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Marcelo Caetano (Previdência) com os partidos da base governista na Câmara pela aprovação da reforma da Previdência. A primeira parada é na bancada do PMDB, que já deu sinais claros de resistência. Amanhã, a conversa segue com PSD, PRB e PP. Os líderes do governo dizem que a rodada de reuniões pode dar aos deputados reticentes mais argumentos em defesa das novas regras de aposentadoria. Para o líder da maioria, Lelo Coimbra (PMDB-ES), agora é a hora da batalha da comunicação. Já a oposição deve investir na mobilização das ruas contra as reformas.

Anotações
O pagamento de R$ 4 milhões a "instituto" consta nas planilhas de suposta propina ao PT feitas por delatores da Odebrecht. Os mesmos destinatário e valor estão nas listas de Marcelo Odebrecht e de Hilberto Mascarenhas, responsável na construtora por repasses a políticos e partidos.

Nem pensar
Mesmo com problemas estruturais em uma das barragens, o ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, tentou convencer o presidente Michel Temer a manter a agenda da visita à transposição do Rio São Francisco, na Paraíba, amanhã. O cerimonial do Planalto, porém, preferiu evitar o risco de constrangimentos e cancelou.

Sem atenuante
Diante das tentativas de legitimar o uso do caixa 2, um conhecedor das leis lembra que a prática é crime, previsto na lei 7.492/1986, artigo 11: "Manter ou movimentar recurso ou valor paralelamente à contabilidade exigida pela legislação." A pena vai de um a cinco anos.

Para tudo
Deputadas e senadoras estão mobilizadas para evitar que haja sessão hoje, em sintonia à greve convocada nas redes em ao menos 50 países. Na Câmara, elas prometem ocupar a Mesa Diretora caso Rodrigo Maia resista. Gabinetes dos partidos de esquerda foram orientados a liberar funcionárias para que se somem ao movimento.

À flor da pele
Petistas estão desconfiados do depoimento que Lula prestará a Sérgio Moro, em 3 de maio. Dizem que ele pode sair preso. Começam a se organizar para cercar a sede da 4ª Vara da Justiça Federal. Por ora, o PT ainda não deu apoio oficial ao ato.

De carona
A bancada da bala no Congresso quer aproveitar a crise na Segurança Pública para dar vida nova a projeto que revoga o Estatuto do Desarmamento. O deputado Alberto Fraga (DEM) recolhe assinaturas para que seja votado com urgência.

Observadores da política paulista dizem que a aliança entre Geraldo Alckmin e João Doria será duradoura, e que ambos agirão como siameses até 2018.

Com sucursais e correspondentes
panoramapolitico@oglobo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.