Suspeita

Trump quer que Congresso investigue suposto grampo por Obama

Presidente americano acusou Obama de grampear seu telefone, mas não apresentou provas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Atual presidente norte-americano.
Atual presidente norte-americano. (Trump assinou ontem nova ordem migratória, que entrará em vigor no dia 16 deste mês)

WASHINGTON - A Casa Branca informou ontem que o presidente Donald Trump quer que o Congresso investigue o vazamento de informações secretas, assim como alegações infundadas de que o ex-presidente Barack Obama grampeava seu telefone.

Neste sábado,4, o presidente americano acusou seu antecessor Barack Obama de grampear seu telefone durante a campanha do ano passado, sem fornecer provas dessa acusação.

O porta-voz Sean Spicer disse nesta segunda que conversou com Trump sobre essa questão e ele indicou que gostaria que o Congresso ampliasse o escopo das investigações atuais sobre a influência da Rússia nas eleições americanas, incluindo ambos os elementos.

A Casa Branca exortou o Congresso, controlado pelo Partido Republicano de Trump, a examinar, como parte de um inquérito parlamentar em andamento sobre a influência da Rússia na eleição, se a gestão Obama abusou de sua autoridade investigativa durante a campanha presidencial de 2016.

Falta de indícios

Um parlamentar republicano que preside a comissão de supervisão da Câmara dos Deputados disse nesta segunda que não viu nenhum indício direto que apoie a afirmação de Trump.

"Até agora, não vi nada diretamente que sustentaria o que o presidente disse", afirmou Jason Chaffetz, presidente do Comitê de Supervisão e Reforma Governamental da Câmara, à rede CBS em uma entrevista.

Chaffetz disse que levará algum tempo para que uma comissão de Inteligência da casa que investiga os supostos laços de Moscou esclareça a alegação de grampo, e que seu comitê irá desempenhar um papel coadjuvante nessa tarefa.

Já o líder dos democratas no Senado, Chuck Schumer, pediu nesta segunda ao inspetor-geral do Departamento de Justiça que investigue qualquer possível interferência política em seu inquérito sobre os contatos de associados de Trump e a Rússia.

No final de semana, o diretor do FBI, James Comey, pediu ao Departamento de Justiça que rejeitasse a acusação de escuta feita por Trump porque ela é falsa e precisa ser corrigida, disse um de segurança, mas o departamento não fez isso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.