Prevenção

População vai ser alertada para os cuidados com rins

LARe, da UFMA, promoverá ações no Dia Mundial do Rim, dia 9 de março, para orientar as pessoas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Adoção de hábitos saudáveis para o bom funcionamento dos rins.
Adoção de hábitos saudáveis para o bom funcionamento dos rins. (Rins)

SÃO LUÍS - Para alertar a população para a adoção de hábitos saudáveis, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) traz como tema para o Dia Mundial do Rim, “Doença Renal e Obesidade. Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis!” A data é comemorada sempre na segunda quin­ta-feira de março e neste ano cairá no dia 9, com ações que serão realizadas em todo o mundo. A Liga Acadêmica de Afecções Renais (LARe) da UFMA, sob a orientação de Natalino Salgado Filho, em parceria com o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), também promoverão um dia de atividades voltados para essa temática.
A obesidade é um fator de risco da Doença Renal Crônica (DRC). Ela aumenta o risco do desenvolvimento de outros fatores de risco da DRC, como diabetes e hipertensão arterial, e tem impacto direto no desenvolvimento da doença renal. A boa notícia é que a obesidade, assim como a DRC, podem ser prevenidas. Conhecer os fatores de risco da DRC e manter hábitos saudáveis, inclusive nutricionais e praticar exercícios, ajudam a prevenir a obesidade e a Doença Renal Crônica.
Para iniciar as atividades do Dia Mundial do Rim, os profissionais e estudantes do HU-UFMA darão um abraço simbólico na Unidade Presidente Dutra às 7h30. E a ação educativaacorrerá no Shopping da Ilha, das 10h às 22h, com distribuição de panfletos explicativos, mostrando os cuidados que se devem ter com os rins, orientações ao público prestadas por profissionais e acadêmicos do HU-UFMA, além de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e avaliação de medidas antropométricas (verificação do peso corporal, altura, circunferência abdominal e cálculo de IMC).

Saudável
O objetivo é sensibilizar a população em geral para as doenças renais que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, que possam estar em risco. É crucial promover a educação para a saúde e conscientizar a população para a importância de um estilo de vida saudável, desde o nascimento até a idade adulta. A detecção precoce e a adoção de um estilo de vida saudável são fortes aliados para evitar o aumento do número de casos das doenças renais crônicas.

Dicas

1. Mantenha-se em forma;
2. Pratique atividade física regularmente;
3. Mantenha sua alimentação saudável;
4. Evite o sobrepeso;
5. Mantenha-se hidratado, tomando líquidos.
6. Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes.
7. Monitore sua pressão arterial;
8. Consulte um médico regularmente para acompanhar a situação dos seus rins;
9. Não fume;
10. Evite bebidas alcoólicas;
11. Não tome remédios sem orientação médica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.