Coluna / Panorama Político

Exame de paternidade

Ilimar Franco / Amanda Almeida (interina)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

O ex-presidente Lula vai visitar as obras da transposição do São Francisco ainda este mês. Poderá ser o primeiro passo de uma caravana que vai marcar a abertura de sua campanha pela volta ao Planalto. Os petistas acusam o governo de empurrar a conclusão do empreendimento para 2018, buscando dar ao presidente Temer um trunfo em ano eleitoral. Para o PT, a reapropriação da obra, iniciada por Lula, é questão de honra.

Enem: dois dias de prova
O Ministério da Educação decidiu que o Enem continuará a ser aplicado em dois dias. À pasta, agradava a ideia de fazer as provas em apenas um dia, pela possibilidade de reduzir os custos, mas as respostas à consulta pública sobre o exame mostraram rejeição à proposta. O ministro da Educação, Mendonça Filho, deve apresentar esta semana o resultado da consulta encerrada no mês passado. Segundo interlocutores dele, o Enem 2017 trará poucas novidades. Técnicos do ministério dizem que as mudanças mais profundas no exame só ocorrerão depois da nova base curricular do ensino médio, que está sendo formulada com base na reforma aprovada pelo Congresso.

Separação de corpos
A governança pós-Lava-Jato na Andrade Gutierrez determinou mudanças logísticas no grupo. Por recomendação da área de compliance, a holding terá uma sede distante da construtora. Hoje, ambas ocupam o mesmo prédio no Rio, em Botafogo. O novo endereço da holding será o Leblon.

Elefante branco
Auditores do TCU querem multar o ex-ministro do Esporte George Hilton. Alegam que ele não apresentou um plano para o uso do Parque Olímpico do Rio depois do evento, conforme o tribunal havia determinado. O caso está sendo analisado pelo relator do processo sobre Olimpíada na Corte de contas, ministro Augusto Nardes.

Culpa presumida
A reforma da Previdência ainda está na Câmara, mas senadores aliados do governo já estão sofrendo ataques em suas bases eleitorais por apoiar a proposta. Estão irritados com panfletos distribuídos por centrais sindicais que estampam a cara deles como favoráveis ao texto.

No cofre
Auditores fiscais do Trabalho estão irritados com o ministro Ronaldo Nogueira. Dizem que há demora na divulgação da lista suja do trabalho escravo, e que o ministério não inclui o sindicato da categoria, o Sinait, no grupo formado para discutir o assunto. Termina hoje o prazo dado pela Justiça para a apresentação da lista.

Habeas corpus
A 6ª Turma do STJ decide hoje se os quatro policiais acusados pela chacina de Costa Barros responderão ao processo em liberdade. Eles estão presos por decisão liminar do ministro Nefi Cordeiro, relator do pedido de habeas corpus.

Vizinhança incomodada
Prefeitos do interior paulista entraram em guerra com a pequena Araçariguama depois que a prefeitura usou um outdoor para atrair negócios: "Empresário, venha para cá. Aqui você não paga propina". E a peça foi retirada das ruas.

A Receita Federal está preocupada com a entrada em grande quantidade de agrotóxicos ilegais no país. Os produtos vêm do Paraguai.

Com sucursais e correspondentes
panoramapolitico@oglobo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.