Legislativo Municipal

Câmara de São Luís tem nova composição

Vereador Joãozinho Freitas assumiu na Casa e Josué Pinheiro foi novo escolhido para compor mesa diretora

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Josué Pinheiro, vereador de São Luís
Josué Pinheiro, vereador de São Luís (Josué Pinheiro)

SÃO LUÍS - Uma nova composição na Câmara Municipal de São Luís foi definida ontem. Assumiu o mandato o suplente Joãozinho Freitas (PTB) e também foi escolhido o vereador Josué Pinheiro (PSDB) para compor a mesa diretora no cargo de segundo secretário. Nos dois casos, as vagas abertas são decorrente da licença do vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) que assumiu semana passada a presidência da Agência Metropolitana do Governo do Estado.

Joaozinho Freitas é o segundo suplente a assumir na Câmara de São Luís. Antes dele, assim que teve início o ano legislativo, assumiu o suplente Paulo Victor (Pros) no lugar do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), que se licenciou do mandato para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura.

Freitas, cujo reduto eleitoral é a área do bairro Vicente Fialho, é visto como uma opção do governador Flávio Dino (PCdoB) na Câmara Municipal para ser um dos opositores do senador Roberto Rocha (PSB), que também em São Luís tem como reduto político a área do Vicente Fialho, visto como principal adversário político do comunista na disputa pelo governo do estado em 2018.

As negociações para a entrada do PTB no governo durou cerca de um mês e mesmo assim, o presidente estadual da legenda, deputado Pedro Fernandes, que até em 2014 era um dos tradicionais aliados da família Sarney, não admite que o seu partido esteja com aliança fechada com o PCdoB para 2018. A imprensa, o petebista tem resumido o gesto do governo em conceder espaço na gestão estadual como uma construção de aliança entre os dois partidos.

O substituto de Pedro Lucas prefere não expor qualquer posição contrária a seu principal adversário político. Segundo ele, seu mandato será direcionado a comunidade com a qual trabalha.

“Um dos meus compromissos de luta é trabalhar pela revitalização de feiras e marcados, principalmente a da Vicente Fialho. Além disso, pretendo desenvolver trabalhos nos bairros e cumprir meu compromisso de campanha que foi baseado na luta e na cidadania”, afirmou o vereador após assumir o mandato.

Mesa diretora

Outra novidade ocorrida na sessão de ontem na Casa foi a escolha do novo segundo secretário da mesa diretora. O vereador Josué Pinheiro foi escolhido para ocupar o cargo deixado em aberto pela saída de Pedro Lucas Fernandes. O tucano recebeu 27 votos favoráveis.

Pinheiro disputou a vaga na mesa diretora da Câmara com Sá Marques (PHS), vereador de primeiro mandato e que se colocou como candidato dos vereadores que agora chegaram no Legislativo Municipal. Marques, apesar de ter mais de 14 vereadores novos, obteve somente quatro votos favoráveis incluindo o voto dele.

Votaram no vereador do PHS os parlamentares Maciel Lima (PEN), César Bombeiro (PSD) e Umbelino Júnior (PPS), que chegou a ser cogitado para a disputa na mesa diretora.

Mais

Pedro Lucas Fernandes se licenciou da Câmara Municipal de São Luís há duas semanas. Ele apresentou pedido de licença logo após reunião com o governador Flávio Dino que anunciou, por meio das redes sociais, a indicação do petebista para o presidente da Agência Metropolitana. Pedro Lucas assumiu o cargo no governo estadual dia 2 deste mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.