Turismo em baixa

Praia Grande está “às moscas”, com fraco movimento de turistas

Centro Histórico, área com tradição de receber visitantes de diversas cidades e países, está praticamente vazio aos fins de semana; proprietários de lojas de artesanato reclamam

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Praia Grande, área turística tradicional de São Luís, estava vazia ontem
Praia Grande, área turística tradicional de São Luís, estava vazia ontem (praia grande)

SÃO LUÍS - O Centro Histórico, área com tradição de receber visitantes de diversas cidades e países, está praticamente vazia aos fins de semana; os proprietários de lojas de artesanato perdem nas vendas e reclamam. Um início de semestre com ruas vazias e quase nada de turistas aos fins de semana.

“Turista que é bom, nada. Há meses que sentimos a falta deles e quando chegam, são poucos ou quase nada. Acho que a Praia Grande não está mais atrativa e ainda por cima tem a questão dos assaltos, que afastam as pessoas nos fins de semana e, principalmente, os turistas. E não se vê policiamento por aqui aos domingos”, lamentou Carolina Laoné, que trabalha na Galeria Reviver e tem banca de lanche no mesmo trecho.

Jorge Nascimento, que há oito meses abriu loja na área, também reclama da falta de visitantes de outros municípios e estados em um dos cartões-postais de São Luís. A loja do microempresário reúne atrativos artigos para presente, entre eles, objetos decorativos que ele traz de outros países. Bem na porta, redes de diversas cores produzidas por artesãos maranhenses chamariam a atenção dos visitantes. O problema é a falta de compradores.

“O mês das férias aqui foi um desastre e continua tudo parado. Abrimos na esperança de algo animador, de alguém para levar a mercadoria, mas a paisagem é essa, totalmente deserta”, reclamou.

Dentro da feira, onde também há lojas, os comerciantes afirmam que os poucos turistas que aparecem são do Estado do Pará. E os que levam alguma coisa, na maioria das vezes, são aqueles que retornam de ônibus para suas cidades. “Os que viajam de avião ficam limitados para levar presentes. Na realidade, temos sentido muito a queda de consumidores aqui na loja. Os turistas, esses nem se falam. Estão muito escassos e difíceis. No entanto, não deixamos de abrir a loja, pois se vierem, estaremos aqui para recebê-los, inclusive aos domingos e feriados”, garantiu Aradiane Cruz, proprietária da loja Tulhas Artesanato, que, além do jeito simpático de receber turistas, oferece uma variedade de produtos e também farinha d’água, camarão seco, castanha de caju, entre outros.

Se não bastasse, há ainda o descaso do poder público para com a conservação da área da Praia Grande. A maioria dos casarões está em péssimo estado e já na área do estacionamento, os problemas de infraestrutura são visíveis, com calçamento quebrado e buracos. Outro ponto é a falta de atrativos culturais que poderiam movimentar a área e despertar a curiosidade das caravanas de turistas, que nos últimos meses praticamente desapareceram da área.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.