Eleições 2018

Em crise, PT elege dirigentes que comandarão renovação do partido

Processo de Eleição Direta (PED) foi antecipado de outubro para julho; para atual presidente, as disputas devem fortalecer ânimo para nova candidatura de Lula

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
PT antecipou datas das eleições
PT antecipou datas das eleições (PT)

SÃO LUÍS - O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão encerra hoje o prazo de inscrição de chapas para a eleição do comando estadual e de todos os diretórios municipais da sigla.

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu antecipar de outubro para junho deste ano – entre os dias 1º e 3 – a realização do VI Congresso Nacional da legenda, o que aumentou a correria para a articulações de candidaturas.

Por conta da mudança no calendário, ficou antecipado, também, o Processo de Eleições Diretas (PED) nos municípios e nos estados – dias 9 de abril e de 5 a 7 de maio, respectivamente.

A eleição marcará o início do processo de reconstrução da legenda no estado, que ficou com a imagem arranhada após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e o indiciamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Polícia Federal (PF), e também reposicionará a legenda para as eleições 2018.

Até a última sexta-feira nenhuma chapa havia se inscrito para a eleição do diretório estadual. Dois grupos, contudo, medirão forças na eleição.

O deputado estadual Zé Inácio será o candidato do grupo liderado pelo atual presidente da legenda, Raimundo Monteiro, e Augusto Lobato disputará a presidência da sigla com o apoio do deputado federal Zé Carlos.

São esses dois grupos que se enfrentarão, também, na primeira grande eleição, a municipal. No caso de São Luís, o maior colégio eleitoral do Maranhão, devem ser candidatos o atual presidente, Fernando Magalhães – com apoio de Monteiro -, o vereador Honorato Fernandes – com apoio de Zé Carlos -, e o militante Carlito Reis.

Reconstrução – O atual presidente estadual, Raimundo Monteiro, vê o PED como uma oportunidade de “reconstrução” do PT.

“O partido passa por um processo de reconstrução e fortalecimento em todo o país. A eleição será um momento importante, um marco para o futuro do PT”, destacou.

Segundo ele, a partir do processo eleitoral os petistas devem reforçar a campanha pró-Lula para a Presidência da República em 2018. Monteiro avalia que o Brasil pode ser convencido de que com o ex-presidente pode haver desenvolvimento.

“Estamos confiantes de que o presidente Lula ressurgirá com força nacional em 2018 e estaremos prontos para apoiá-lo aqui no Maranhão. O Brasil manchou parte da história com o golpe contra a presidente Dilma e precisa retomar o caminho que vinha sendo trilhado, de desenvolvimento”, afirmou.

MAIS

Dia 6 também é o prazo final para regularizar sua situação financeira junto à tesouraria do seu diretório. Isso porque, só pode se inscrever e participar do processo eleitoral do 6º Congresso quem estiver com todas as contribuições em dia.

Quem deve entrar na disputa

Diretório estadual

Zé Inácio – com apoio de Raimundo Monteiro

Augusto Lobato – com apoio de Zé Carlos

Diretório municipal de São Luís

Fernando Margalhães [reeleição] – com apoio de Raimundo Monteiro

Honorato Fernandes – com apoio de Zé Carlos

Carlito Reis - independente

No PSDB, dilema é sobre aliança com o PCdoB

Enquanto o PT ainda busca uma reconstrução das suas bases, seu principal adversário, o PSDB, ainda busca um entendimento interno sob que caminho seguir no Maranhão nas eleições de 2018.

O dilema atual é sobre a manutenção, ou não, da aliança com o PCdoB, do governador Flávio Dino.

O atual vice-governador do Estado e presidente estadual do PSDB, Carlos Brandão, é quem tem feito mais esforços pela manutenção da coalizão. Ele avalia que o partido cresceu e que, aliado aos comunistas, pode seguir ocupando espaços que garantam capilaridade aos tucanos.

De outro lado, há quem entenda que a postura dos dois partidos, PSDB e PCdoB, no plano nacional inviabilizaria a manutenção da união no estado. Essa corrente tem sido encabeçada, agora, pelo ex-prefeito Sebastião Madeira, de Imperatriz – com apoio de grande parte da Juventude do PSDB.

“Aqui no Maranhão, chegou a hora e a vez de o PSDB assumir o seu destino de um grande partido. Agregando novos quadros, convidando novos lideres para que, enfim, o partido assuma o seu papel na política do estado”, diz Madeira em inserção veiculada no fim de semana na TV em todo o estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.