Temperatura

Cidades maranhenses não aparecem entre as mais quentes do país desde o ano passado

Ranking diário divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra os dez municípios com as maiores temperaturas no país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Período chuvoso amenizou a temperatura no estado
Período chuvoso amenizou a temperatura no estado (Chuva)

SÃO LUÍS - Com a chegada do período chuvoso no Maranhão, as temperaturas estão mais amenas. Por causa disso, desde o ano passado nem uma única cidade do estado pareceu no ranking diário divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com os dez municípios com as maiores temperaturas no país.

As últimas cidades maranhenses a entrarem para o top 10 do Inmet foram Chapadinha e Bacabal, no dia 29 de dezembro do ano passado. Na data, os municípios registraram a temperatura de 36,3ºC.

No início de dezembro, no dia 8, três cidades do estado chegarem a figurar simultaneamente no ranking. Na ocasião, Caxias registrou a mais alta temperatura do Brasil (39,5ºC). Bacabal apareceu em 2º (39,4ºC) e Chapadinha em 10º lugar (37,4ºC).

No fim do ano passado, Caxias foi um dos municípios que mais registrou altas temperaturas. No período, a cidade vinha sofrendo focos de incêndio e queimadas florestais. A mata seca, a baixa umidade relativa do ar e os fortes ventos faziam o fogo se espalhar com velocidade até alcançar casas, plantações e animais.

A Prefeitura de Caxias chegou a decretar estado de emergência no município e uma força tarefa coordenada pela Defesa Civil foi criada para ajudar tanto as vítimas, quanto ajudar a conter novos focos de incêndio com a ajuda de carros-pipa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.