Migração

Governo americano estuda separar mães e filhos que entram nos EUA ilegalmente, diz agência

Ideia é evitar que mulheres tentem cruzar fronteira com crianças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

EUA - Mulheres e crianças que cruzam ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos podem ser separadas pelas autoridades dos EUA segundo uma proposta que está sendo estudada pelo Departamento de Segurança Interna, de acordo com três funcionários do governo ouvidos pela Reuters.

Parte da razão para a proposta é dissuadir as mães de migrar para os Estados Unidos com seus filhos, disseram os funcionários.

A mudança de política permitiria ao governo manter os pais sob custódia enquanto eles contestam a deportação ou aguardam audiências de asilo. As crianças seriam colocadas sob os cuidados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, num "ambiente menos restritivo", até que possam ser deixadas com um parente nos EUA ou um guardião patrocinado pelo estado.

Atualmente, as famílias que contestam a deportação ou que pedem asilo são geralmente liberadas da detenção rapidamente e podem permanecer nos Estados Unidos até que os seus casos sejam resolvidos. Uma decisão do tribunal federal de apelação impede a detenção prolongada de menores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.