Riscos

Cemar alerta sobre acidentes com quebra de postes

São Luís registrou mais de 200 acidentes que resultaram em quebra de postes em 2016, segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Mais de 200 postes foram quebrados em acidentes em 2016
Mais de 200 postes foram quebrados em acidentes em 2016 (poste)

SÃO LUÍS - São Luís registrou mais de 200 acidentes que resultaram em quebra de postes em 2016, segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Ainda de acordo com dados da empresa, em todo o estado são registrados até seis acidentes por dia com dano à estrutura responsável pelo fornecimento de energia. Entre as causas apontadas para os incidentes com danos aos postes, estão o efeito de bebidas alcoólicas e, em especial, a falta de atenção. Como o consumo de álcool aumenta no período carnavalesco, a Cemar alerta sobre este tipo de acidentes.

Acidentes com quebra de postes, conhecidos como abalroamento, trazem muitos transtornos. Na maior parte das ocorrências que causam danos aos postes, a rede elétrica do local onde a estrutura está instalada e dos arredores fica parcialmente suspensa. Nestes casos, mesmo que não haja interrupção no fornecimento da corrente elétrica pela fiação, opta­se pela suspensão do serviço até que sejam feitos os procedimentos periciais do acidente.

Por isso, a Cemar pede aos condutores de São Luís que fiquem atentos ao excesso de velocidade quando estiverem no trânsito, principalmente no período chuvoso, tempo em que os riscos de acidente crescem com a pista molhada, fazendo com que o veiculo possa derrapar. Para minimizar os danos aos postes, foram colocados em vários pontos de São Luís, muretas de proteção.

Em vários casos, a destruição do poste foi impedida por causa das muretas. Essas defensas são elementos de concreto na frente dos postes (atualmente elas são feitas com manilhas recheadas de areia, cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes).

Além das defensas nas áreas em que há mais ocorrências de acidentes com quebra de postes, a Cemar pede que nos dias que for se divertir com os amigos, o grupo escolha um “anjo” – pessoa que não irá ingerir bebida alcoólica e conduzirá o carro ao fim da festa. A Cemar também alerta que o condutor não toque no carro caso esteja do lado de fora, mas se estiver dentro não toque na parte de fora e não saia do veiculo, pois os pneus são isolantes e servem como proteção.

De acordo com a Cemar, caso a pessoa esteja próxima a um local com quebra de acidente, é importante não se aproximar e tampouco permitir que outras pessoas se aproximem do acidente. Outra sugestão é ligar, de forma imediata, para o 116, informando a ocorrência com ponto de referência.

SAIBA MAIS

De acordo com dados da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), em todo o estado são registrados até seis acidentes por dia com dano à estrutura responsável pelo fornecimento de energia. Segundo a companhia, a média diária maranhense está entre as maiores do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.