Reciprocidade

Deputados da União Europeia querem exigir visto de turistas americanos

Eles alegam que os EUA se recusam a deixar de exigir visto de cidadãos de cinco países do bloco europeu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Deputados alegam que os EUA se recusam a deixar de exigir visto de cidadãos de cinco países do bloco europeu
Deputados alegam que os EUA se recusam a deixar de exigir visto de cidadãos de cinco países do bloco europeu (UE)

BRUXELAS - O Parlamento Europeu pediu ontem à Comissão Europeia o fim da isenção de vistos para os americanos para entrar na União Europeia (UE), pela recusa de Washington de aplicar reciprocidade de isenção aos cidadãos de cinco países europeus.

"A Comissão Europeia está legalmente obrigada a tomar medidas para reintroduzir temporariamente uma obrigatoriedade de visto para os cidadãos dos Estados Unidos, já que Washington se recusa a dar acesso a seu território sem visto aos cidadãos de cinco países da UE", afirma o Parlamento em um comunicado.

Os cidadãos de cinco dos 28 países da UE, Bulgária, Croácia, Chipre, Polônia e Romênia, precisam de visto para entrar nos Estados Unidos.

A Comissão Europeia, que não exige visto dos americanos que entram na UE por menos de três meses, pede desde 2014 que Washington aplique reciprocidade de isenção para beneficiar os mais de 500 milhões de cidadãos europeus.

A maioria dos eurodeputados aprovou nesta quinta-feira, em uma votação com mão para o alto, uma resolução não vinculante neste sentido, que pede uma ação da Comissão dentro de dois meses.

A votação acontece no momento que a relação entre Bruxelas e Washington é marcada pela desconfiança, iniciada com a eleição do presidente americano Donald Trump, que em várias ocasiões criticou a UE e celebrou o Brexit.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.