Festa na passarela

Favela do Samba é a campeã do Carnaval 2017

Agremiação do bairro do Sacavém contou a história do Teatro Arthur Azevedo na passarela e ganhou, ontem, o 18º título de sua história

Thiago Bastos - Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Mestre-sala e porta-bandeira da Favela mostraram fantasias luxuosas
Mestre-sala e porta-bandeira da Favela mostraram fantasias luxuosas (favela do samba h)

SÃO LUÍS - A Favela do Samba comprovou a hegemonia dos últimos anos e conquistou o Carnaval 2017 na capital maranhense. Em uma apuração marcada pela desorganização e atrasos, a agremiação do bairro do Sacavém, que contou a história do Teatro Arthur Azevedo na passarela, ganhou o 18º título de sua história.

A apuração das escolas de samba começou por volta das 18h30 de ontem, quase três horas após o início da divulgação das notas, que aconteceu no Teatro da Cidade de São Luís. Até o quarto quesito (Bateria), a Favela disputava ponto a ponto com Turma do Quinto, Turma de Mangueira e Marambaia. No quesito seguinte (Fantasia), a escola do Sacavém ficou à frente na classificação.

Do sexto quesito (Evolução) ao nono (Melodia), a Favela do Samba recebeu apenas notas 10. Mesmo após a divulgação das notas, a organização da Liga das Escolas de Samba demorou mais de meia hora para confirmar o resultado final. A Turma do Quinto, da Madre Deus, perdeu por apenas um décimo. Em terceiro, ficou a Turma da Mangueira, em quarto, a Flor do Samba, e em quinto lugar, a Marambaia.

Após a confirmação do resultado, a diretoria da Favela comemorou a conquista, em meio aos protestos dos componentes das demais agremiações. “Tem que respeitar. Foi uma escola que fez um desfile maravilhoso e que, com certeza e com a força da comunidade, mereceu a conquista”, disse o vice-presidente da escola, Rogério Avelar.

Dirigentes de outras escolas contestaram o resultado. “O poder público não precisa mais investir no Carnaval daqui de São Luís”, declarou André Campos, membro da direção da Flor do Samba.

Entre os blocos tradicionais, o Kambalacho do Ritmo conquistou o título no grupo B. No grupo A, a vitória foi do bloco Reis da Liberdade. Entre os blocos organizados, a Turma do Saco foi a grande campeã.

Classificação

Favela do Samba – 180 pontos

Turma do Quinto – 179,9 pontos

Turma de Mangueira – 179,8 pontos

Flor do Samba – 179,7 pontos

Marambaia – 179,7 pontos

Império Serrano – 179,5 pontos

Terrestre do Samba – 177,2 pontos

Túnel do Sacavém – 174,9 pontos

Mocidade Independente da Ilha – 174,5 pontos

Unidos de Fátima - 172,1 pontos

Unidos de Ribamar – 165,1 pontos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.