Incluindo Pedrinhas

Brasil tem até o dia 31 para responder à OEA sobre violações em prisões, incluindo Pedrinhas

Organização cobra soluções para violência e superpopulação no Maranhão, Pernambuco, Rio e Espírito Santo

O Estadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Complexo Penitenciário de Pedrinhas
Complexo Penitenciário de Pedrinhas (A penitenciária de Pedrinhas, em São Luís, será mapeada pelo SisDepen)

SÃO LUÍS - O Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, é um dos quatro presídios do país cujos casos de violência e superlotação carcerária estão em discussão na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos. O Brasil tem até o dia 31 deste mês para responder à entidade sobre questões envolvendo o sistema prisional do país.

Além de Pedrinhas, também estão sendo cobradas respostas sobre violações de direitos no Complexo Penitenciário de Curado, em Pernambuco; no Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, no Rio de Janeiro; e na Unidade de Internação Socioeducativa (UNIS), no Espírito Santo. Para os membros do tribunal internacional, há "um problema estrutural de âmbito nacional do sistema penitenciário".

Segundo a Corte, uma delegação será enviada ao país para avaliar a situação dos presídios. O resultado das visitas serão levados á audiência pública, que será realizada em maio na sede do órgão, na Costa Rica. A Corte cobrou do Brasil que adote medidas concretas para a redução da população carcerária e do número de presos provisórios, a prevenção do enfrentamento de facções criminosas nas unidades prisionais, o treinamento no controle não violento de rebeliões e a prevenção da entrada de armas e drogas nas prisões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.