Grupo Especial

Após 33 anos, Portela é a grande campeã do Carnaval 2017 no Rio

Escola, que estava em um jejum de 33 anos sem títulos, apresentou as histórias e mitos da água doce; a Mocidade ficou em 2º lugar; Unidos da Tijuca e a Paraíso de Tuiuti ficaram em último, mas a Liesa decidiu não rebaixar nenhuma escola

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Símbolo da Portela, águia protegia uma fonte e borrifava água nos espectadores
Símbolo da Portela, águia protegia uma fonte e borrifava água nos espectadores (portela h)

RIO - A Portela é a grande vencedora do carnaval carioca. O resultado pôs fim a um jejum de 33 anos sem títulos. Sob a inspiração do clássico samba do portelense Paulinho da Viola "Foi um rio que passou em minha vida", a escola, em ano inspirado do carnavalesco Paulo Barros, mostrou uma sequência de alegorias de fortíssimo apelo visual e que usaram recursos tecnológicos surpreendentes.

Este é o quarto título de Paulo Barros no Grupo Especial. A disputa foi acirrada e a Portela saiu-se melhor que a Mocidade, o Salgueiro, a Mangueira, a Grande Rio e a Beija-Flor, que ficaram com as colocações seguintes e voltarão no sábado das campeãs. Na apuração, realizada no sambódromo, o campeonato foi intensamente comemorado, assim como na quadra, que fica em Oswaldo Cruz, zona norte do Rio.

"O Brasil precisa da Portela, a cultura popular precisa da Portela. A Portela agora vai ter paz para ser a grande escola que ela tem que ser, não vai ter mais que carregar essa cruz do jejum. A Portela vai abraçar todas as suas coirmãs. Mais importante do que levantar a bandeira da Portela é levantar a bandeira do samba", celebrou o presidente, Luis Carlos Magalhães

Desfile

As lendas que vieram com os rios apareceram na avenida: Iara, Boiúna, cobra-grande, boto cor de rosa e deuses deram as caras. Mas o que talvez tenha chamado mais atenção foi algo bem menos mitológico: "crocodilos" que rastejaram em uma das alas.

A escola de Madureira começou falando das nascentes e de como os rios foram dando início a povoados, aldeias e civilizações. A Águia, símbolo da escola, veio logo no começo do desfile. Imponente, ela parecia tomar conta de uma fonte e borrifava água.

A escola azul e branca contou com 3.400 componentes em 31 alas. O carro abre-alas mostrou a "Fonte da vida", com uma mensagem de preservação das matas em torno das nascentes.

Nenhuma escola de samba do Rio caiu para a série A

RIO - Nenhuma escola do Grupo Especial do Rio caiu para a série A este carnaval, por conta dos acidentes com carros alegóricos que prejudicaram duas escolas, o Paraíso do Tuiuti, no domingo, e a Unidos da Tijuca, na segunda-feira, e atrasaram os desfiles. A decisão foi tomada por dirigentes das agremiações em reunião na tarde de ontem. Com isso, ano que vem haverá 13 escolas desfilando, pois a vencedora da série A sobe para o Especial.

Até essa decisão, o temor era de que a Unidos da Tijuca, uma escola grande e que vem conseguindo bons resultados - desde 2010, foi campeã três vezes, e vice duas vezes - descesse para a série A.

Quatro acidentes com carros alegóricos fizeram deste um carnaval atípico e dramático para as escolas de samba do Grupo Especial. Os dois dias de apresentação somaram 32 feridos. No domingo, um carro do Tuiuti entrou torto na pista e prensou pessoas contra a grade no setor 1, ferindo 20. Na segunda, parte da estrutura de um carro da Tijuca desabou no começo do desfile, deixando 12 pessoas machucadas.

"É um ano catastrófico, um carnaval para se esquecer. Tenho 46 anos de desfiles e nunca aconteceu. Não há explicação para isso", avaliou Jorge Perlingeiro, diretor artístico da Liga e apresentador da apuração.

Classificação

1. Portela - 269.9
2. Mocidade - 269.8
3. Salgueiro - 269.7
4. Mangueira - 269.6
5. Grande Rio - 269.4
6. Beija-Flor - 269.2
7. Imperatriz - 268.5
8. União da Ilha - 267.8
9. Vila Isabel - 267.4
10. São Clemente - 267.4
11. Unidos da Tijuca - 266.8
12. Paraíso do Tuiuti - 264.6

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.