Campanha da Fraternidade 2017

Igreja defende a vida com a Campanha da Fraternidade

Lançamento da campanha, com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”, será sábado com missa solene no Ginásio Castelinho, celebrada por dom José Belisário

Jock Dean

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivare guardar a criação” é o tema deste ano
Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivare guardar a criação” é o tema deste ano

SÃO LUÍS - Hoje, Quarta-Feira de Cinzas é o início da Quaresma para os católicos. No Brasil, a data também marca a abertura da Campanha da Fraternidade. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), a Campanha da Fraternidade 2017 alerta para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros. Em São Luís, a campanha será lançada oficialmente pela Arquidiocese de São Luís, no sábado, dia 4, no Ginásio Castelinho, com missa solene celebrada pelo arcebispo de São Luís dom José Belisário.

A campanha é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB. Segundo o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, a proposta é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. Para ele, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, afirma.

Missa solene
O lançamento da campanha acontece no sábado, dia 4, em missa solene celebrada pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário, no Ginásio Castelinho. A programação começa às 14h30 e inclui oração, cânticos e apresentações teatrais. Às 17h, haverá missa solene presidida pelo arcebispo, concelebrada por dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís, e grande parte do clero da Arquidiocese de São Luís.

A campanha ocorre sempre durante a Quaresma porque ela é um período de reflexão para a comunidade católica. O objetivo da CNBB é aproveitar as pregações para também debater o tema, conscientizando a população para o problema. Além de abordar a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, a Campanha deseja despertar as famílias, comunidades e pessoas de boa vontade para o cuidado e o cultivo da Casa Comum. Para ajudar nas reflexões sobre a temática são propostos subsídios, sendo o texto-base o principal.

O texto base utilizado para auxiliar nas atividades da Campanha da Fraternidade 2017 foi publicado pela CNBB e está dividido em quatro capítulos. A partir do método ver, julgar e agir, o texto-base faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Também traz reflexões sobre os biomas e os povos originários, sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha 2017.

Solidariedade
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela CNBB.
Para colocar em evidência a beleza natural do país, identificando os seis biomas brasileiros, o Cartaz da CF 2017 mostra o mapa do Brasil, em imagens características de cada região. Compõem também o cenário, como personagens principais, os povos originários; os pescadores e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, acontecido há 299 anos.

Saiba Mais

Programação do lançamento da Campanha da Fraternidade 2017, em São Luís

14h30

Início com acolhida (Juventude do Santuário Nossa Senhora da Conceição e Legião de Maria)

15h - Animação com padre Flávio Collins e banda

15h30 - Oração inicial com padre Crizantonio da Conceição

15h45 - Falas sobre os biomas maranhenses e os desafios da Igreja na preservação deles

16h30 - Apresentação teatral com o grupo da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Anjo da Guarda)

17h - Missa solene presidida por dom José Belisário da Silva e concelebrada por dom Esmeraldo Barreto de Farias e grande parte do clero da Arquidiocese de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.