Deputados

Deputados estaduais preparam candidaturas a deputado federal em 2018

Eduardo Braide, Wellington do Curso, Bira do Pindaré, Neto Evangelista e Andrea Murad devem disputar vagas na Câmara. Abrindo espaço para novos candidatos em São Luís

Marco Aurélio D''Eça - Editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Eduardo Braide é um dos que vão disputar a Câmara
Eduardo Braide é um dos que vão disputar a Câmara

MARANHÃO - A Assembleia Legislativa já tem cinco deputados dispostos a encarar o desafio de concorrer à Câmara Federal em 2018. Já estão confirmados nesta disputa os deputados estaduais Eduardo Briade (PMN), Neto evangelista (PSDB) e Bira do Pindaré (PSB). A lista pode aumentar se Andrea Murad (PMDB) e Wellington do Curso (PP) também confirmarem interesse nas vagas da Câmara Federal.

Evangelista também vai á disputa
Evangelista também vai á disputa

O total de deputados estaduais interessados nas vagas da Câmara Federal representa mais de 10% do total de deputados estaduais na disputa em 2018.

Bira do Pindaré e Neto Evangelista já haviam decidido concorrer a uma vaga na Câmara Federal desde 2015, quando assumiram postos no governo Flávio Dino (PCdoB). Os dois devem, inclusive se transferir para o partido do governador, para viabilizar seus projetos.

Eduardo Braide decidiu concorrer à Câmra Federal depois da disputa pela Prefeitura de São Luís, em 2016. Encerrando o segundo turno com mais de 240 mil votos, ele entende que deve chegar a Brasília para viabilizar suas condições para ser o próximo prefeito da capital maranhense, em 2020.

“Entendo que as decisões sobre prefeitura e partidos se resolvem em Brasília. E quero estar no centro dessas discussões”, diz o parlamentar, que pode mudar de partido antes ou depois das eleições, com vistas ao processo eleitoral da capital daqui a três anos.

O projeto de ser candidata a deputada federal vem sendo estudado por Andrea Murad desde antes das eleições municipais. Ela estuda, inclusive, buscar uma legenda diferente do PMDB para viabilizar seu projeto, que tem associação direta com a candidatura do pai, o ex-deputado estadual Ricardo Murad.

Wellington do Curso é o único dos cinco deputados estaduais que trabalha uma possibilidade de concorrer à eleição majoritária. A princípio, ele tem interesse na disputa pelo Senado Federal, mas não descarta concorrer ao Governo do Estado. ‘Estou à disposição do meu partido”, afirma o parlamentar.

Se disputar mesmo o governo, Wellington foca, principalmente, na disputa pela prefeitura em 2020. Assim como Eduardo Braide, ele deixou o pleito do ano passado em excelentes condições eleitorais, com mais de 110 mil votos na capital maranhense. E quer aproveitar este recall para marcar posição e chegar forte nas próximas eleições.

Mais

Pelo menos quatro ex-deputados federais ou estaduais estudam a possibilidade de tentar voltar ao posto em 2018. Gastão Vieira (PROS) e Clovis Fecury (DEM) vão concorrer às vagas na Câmara dos Deputados como nomes de peso dos seus partidos. Manoel Ribeiro (PTB) e Carlos Alberto Milhomem (PSD), que já foram, inclusive, presidente da Assembleia, querem voltar ao posto. Em contrapartida, alguns atuais estaduais podem deixar de concorrer para abrir vaga a parentes – filhos, filhas, cônjuges. É o caso, por exemplo, do atual presidente da Assembleia, Humberto Coutinho (PDT), que pode tanto concorrer a uma vaga majoritária, quanto abrir mão da disputa em favor da mulher, Cleide Coutinho, ou do sobrinho, Leonardo Coutinho (amos do PSB).

Vereadores se preparam

para concorrer à AL

Astro de Ogum, Pavão Filho, Honorato Fernandes, Josué Pinheiro e Gutemberg Araújo apostam na força eleitoral em São Luís para garantir mandato de deputado estadual

Astrod e Ogum preside a Câmara
Astrod e Ogum preside a Câmara

Pelo menos cinco vereadores de São Luís apostam suas fichas na disputa por vagas na Assembleia Legislativa em 2018. O atual presidente da Casa, Astro de Ogum (PMN) já decidiu que concorre a uma vaga de deputado estadual. Assim como ele, são candidatos os vereadores Gutemberg Araújo (PSDB), Honorato Fernandes (PT), Josué Pinheiro (PSDC) e Pavão Filho (PDT).

Gutemberg é outro vereador na disputa
Gutemberg é outro vereador na disputa

Astro entra na disputa com o favoritismo de ter sido presidente da Câmara por dois mandatos e um sem-número de mandatos de vereador, com forte penetração popular na capital maranhense. Ele pretende fortalecer sua trajetória com a realização do primeiro concurso público da história da Câmara Municipal.

Ex-candidato a vice-prefeito de São Luís, ex-secretário de Saúde, o tucano Gutemberg Araújo articula sua segunda tentativa de chegar à Assembleia Legislativa. “Entrei numa disputa de última hora nas eleições de 2014 e obtive uma votação que, entendo, me credencia a pleityear uma das vagas”, acredita Araújo, que quer formar um grupo de vereador e suplentes de vereador capaz de viabilizar seu nome.

A eventual candidatura de Pavão Filho é uma tentativa de retorno à Assembleia, onde esteve de 1998 a 2010. O parlamentar tem uma forte experiência política e base consolidada em São Luís, o que, para ele, serão fundamentais para viabilizar seu projeto.

Irmão da ex-deputada estadual e federal Telma Pinheiro (PSDB), o vereador Josué Pinheiro vai tentar pela primeira vez chegar á Assembleia. Vereador mais votado d e São Luís em 2012, ele não conseguiu repetir a façanha em 2016, mas entende que construiu as bases para garantir vaga no parlamento estadual.

A mesma experiência quer ter Honorato Fernandes, que se elegeu vereador em 2012, construiu sólido mandato, se reelegeu em 2016 e entende ser o momento de concorrer à Assembleia.

Todos os cinco candidatos a deputado apostam suas fichas no eleitorado que construíram em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.