Panorama Politico

Parceria pela popularidade

Ilimar Franco / Amanda Almeida (interina)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

Sem caixa para financiar obras e melhorar sua popularidade, o governo quer incentivar parcerias público-privadas em cidades de médio porte. O foco são empreendimentos com impacto direto no cotidiano (e retorno eleitoral), como parques, cemitérios e rodoviárias. O Planejamento e a Frente Nacional de Prefeitos querem, até abril, ter um modelo de negócio para discutir com o Congresso e destravar os contratos.

Plano de governo
Está à disposição do próximo ocupante do Itamaraty um profundo diagnóstico sobre o setor. O trabalho, assinado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), sugere uma ampla reforma. Afirma que o esforço brasileiro de aumentar sua representação no exterior durante os governos petistas obedeceu a critérios "idiossincráticos", sem reflexos claros nas exportações e sem relação com a dinâmica da economia global. E mostra que nem a metade dos 66 países que receberam postos diplomáticos depois de 2003 apoiou objetivos da política externa brasileira, como ter assento no Conselho de Segurança da ONU.

Campo minado
O presidente Temer decidiu retomar as reuniões setoriais com ministros. Serão trimestrais, e a primeira está prevista para os próximos dias, com as pastas ligadas à infraestrutura. O setor é o mais afetado pela Lava-Jato, com a paralisação de obras que eram tocadas pelas empreiteiras investigadas.

Desafinado
Nem o governo nem a bancada de Minas na Câmara levam a sério os rompantes do deputado Fábio Ramalho (PMDB), vice-presidente da Câmara, ao se autoproclamar o líder dos estados sem ministério. Ao contrário, os colegas estão incomodados com o tom que ele tem usado para reivindicar espaço. Acham que só ajuda a desmoralizar ainda mais a política.

Voando baixo
Em duas semanas, entra em vigor a permissão para as companhias aéreas cobrarem por bagagens. Deputados pressionam o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para levar a voto o projeto que revoga a permissão. Maia resiste usando o argumento do governo, de que a medida vai baratear as passagens.

Ilogismo
A Câmara queria fazer bonito no Dia da Mulher, em 8 de março, e aprovar a criação do Fundo Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Deputados religiosos decidiram boicotar o plano. Alegam que a verba prevista para o atendimento às vítimas de violência, entre outras ações, seria usada para pagar abortos.

Da casa
Funcionários da Ancine fazem lobby para que Rafael dos Santos, ex-diretor do Afroreggae e servidor de carreira, ocupe diretoria que vagará em maio. Ao ministro Roberto Freire, dizem que a agência nunca teve um de seus concursados na cúpula.

Inseparáveis
Na reforma de abrigos que João Doria (São Paulo) quer fazer com recursos do Minha Casa, Minha Vida, uma das ideias é adaptar os espaços para animais de moradores de ruas. Lei que permite a entrada deles foi assinada na gestão Haddad.

Em harmonia com o ministro Moreira Franco, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, diz que a sigla não deve fechar questão sobre a Previdência.

Com sucursais e correspondentes
panoramapolitico@oglobo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.