Faturamento

Catadores de latinha faturam durante o Carnaval

Em apenas uma noite de folia alguns catadores de latinhas chegam a arrecadar até 30 quilos de latinhas.

Jock Dean

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Catador de latinhas entrega produtos a comprador
Catador de latinhas entrega produtos a comprador (Catadores de latinha faturam durante o Carnaval)

SÃO LUÍS - Não são só os comerciantes que lucram com a temporada de folia de Carnaval em São Luís. Os carrinheiros e donos de ferros-velhos aproveitam a época para faturar com a comercialização de latinhas de cerveja e refrigerantes. Em apenas uma noite de folia alguns catadores de latinhas chegam a arrecadar até 30 quilos de latinhas. O preço do quilo varia conforme a época do ano, mas o Carnaval está ajudando a garantir o faturamento dos catadores.

Durante a folia de Momo, aumenta bastante a venda de latinhas nos postos de coleta. O quilo do material sai por R$ 2,00, em média. “Quem gosta de estar na folia arruma muita latinha. A gente trabalha com esse movimento e sabe que lucra. Agora também tem que ter muita coragem, porque a violência está demais”, afirma o vendedor de latinhas Joab Sousa.

Goiano, há 15 anos ele vive do dinheiro que arrecada vendendo latinhas. Em uma pequena casa na Rua das Cajaseiras, centro de São Luís, ele reúne todas as latinhas que os catadores conseguem recolher durante a folia. Na manhã seguinte tudo é ensacado e levado para o ponto de venda. “Eu não cato mais latinhas. Há alguns anos eu passei a comprar para revender, mas meu trabalho depende do trabalho dos catadores”, informa.

Ontem, ele reuniu 30 quilos de latinhas de cerveja e refrigerante que foram revendidas por ele por R$ 60,00. ‘A gente não ganha muito, não. Temos que catar muita latinha para ter um dinheiro melhor. No Carnaval a gente tira um troco a mais, mas nunca é muito dinheiro”, comenta.

O Brasil é o campeão mundial de reciclagem de latinhas de alumínio, há dez anos. Esse primeiro lugar na reciclagem traz benefícios econômicos, sociais e ambientais. E o vendedor de latinhas Joab Sousa tem consciência disso. “Já imaginou se a gente não catasse essas latinhas para a reciclagem? Como ficaria a cidade toda suja e o meio ambiente todo poluído? O nosso trabalho tem toda uma rede. Eu ajudo os catadores comprando, ajudo quem recicla vendendo para eles e o meio ambiente fica menos poluído”, conta.

As montanhas de latinhas recicladas voltam para as indústrias, economizando novas matérias-primas e poupando energia elétrica. Em pouco tempo, elas retornam às prateleiras. Desde a sua confecção até a prateleira, até o consumo, e depois com retorno para a indústria em forma de lata, são em torno de uns 30 dias. É pouco tempo, levando em consideração que é um material que tem um consumo um tanto aquecido nesse período do ano. O alumínio pode ser reciclado infinitas vezes sem perder a qualidade. Atualmente, o país recicla 98% das latinhas que utiliza.

Mais

O alumínio é um metal reciclável que gera bom retorno financeiro para os trabalhadores e empresas que atuam nesta área. O processo de reciclagem consiste na reutilização do alumínio para a confecção de novos produtos. Grande parte do alumínio que é reciclado no Brasil tem como origem as latas de refrigerantes, cervejas e sucos. Porém, outros produtos fabricados de alumínio podem ser reciclados como, por exemplo, esquadrias, janelas, portas, componentes de eletrodomésticos, sobras das indústrias, estruturas de boxes, cadeiras, mesas e etc.

As latas de alumínio são usadas em larga escala pelas indústrias. Caso estas latinhas não fossem recicladas, seus prováveis destinos de descarte seriam os aterros sanitários ou, na pior das hipóteses, rios e terrenos. Como elas levam entre 100 e 500 para se decompor no solo, a poluição gerada por elas seria imensa com grandes prejuízos ambientais. Portanto, a reciclagem destas latas é de fundamental importância para o meio ambiente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.