Diversão para o espírito

Rebanhão reúne católicos em São Luís

Evento é realizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Crianças se divertem no Rebanhãozinho
Crianças se divertem no Rebanhãozinho (rebanhão)

O Carnaval é a festa da carne e reúne milhares de pessoas nas ruas de São Luís, seguindo os blocos que fazem cortejo pela cidade. Mas neste período de festa há quem prefira se isolar da folia para cuidar do espírito. E muitas destas pessoas reúnem em um “Carnaval” de louvor e adoração no maior evento do tipo organizado pela Igreja Católica de São Luís, o Rebanhão. Até hoje, cerca de 20 mil pessoas devem participar das atividades. Ontem, as crianças se divertiam no “bloco” do Rebanhãozinho.

O Rebanhão é realizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de São Luís. Este ano tema é “Meu espírito exulta de alegria” (Lc 1.47). O evento começou no Domingo de Carnaval e será encerrado hoje, no Ginásio Castelinho. As atividades começam às 8h e são encerradas às 18h. É o local perfeito para pessoas que desejam, durante os dias de folia, dançar, cantar, se divertir, porém sem deixar de lado sua espiritualidade. Uma estrutura com lanchonetes e restaurantes foi montada para quem quiser passar o dia no local. Além disso, foi disponibilizado um posto de atendimento de saúde para atender as intercorrências que possam acontecer.

O Rebanhão 2017 teve uma novidade, o Rebanhãozinho, espaço reservado especialmente para divertir e evangelizar as crianças. A programação infantil conta com teatro, brincadeiras, músicas e adoração. Ontem, diversas crianças cantavam e dançavam louvores acompanhando uma banda que tocava ao vivo. Fantasiadas, algumas crianças demonstravam muita animação para celebrar a Palavra de Deus. “Eu já vinha com meu pai e minha mãe todo ano, mas ficava com eles assistindo as missas. Aqui é mais legal porque tem brincadeiras para a gente”, disse a pequena Adriana, de sete anos.

Mas além do Rebanhãozinho, o encontro tem uma programação bem variada, começando diariamente com a recitação do santo terço. No decorrer do dia, há adoração ao Santíssimo Sacramento, louvor, momento de pregação, oração, shows musicais com os ministérios de música da RCC, show com as bandas Amarte e Parresia, apresentação de teatro e dança e celebração da Santa Missa ao final do dia. Na manhã de ontem, o padre André Rodrigues, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, fazia a pregação para os fiéis.

“O Rebanhão não é um encontro para quem quer fugir da folia. É uma oportunidade para aproveitarmos os dias de carnaval para fazermos uma experiência com Deus com muita alegria. É reunir a família e os amigos para, juntos, ouvirmos a palavra de Deus, falar do seu amor através da música, da dança e do teatro”, afirma Rafael Schliebe, coordenador da RCC. Segundo a organização, pelo menos 20 mil pessoas participarão do evento durante os três dias.

O encerramento do Rebanhão 2017 será hoje, às 18h, com missa que será celebrada por dom José Belisário, arcebispo de São Luís. A celebração será uma preparação dos fiéis para o inicio da Quaresma, a partir de amanhã, pois a quarta-feira de cinzas marca para os católicos o início da Quaresma, período de reflexão dos católicos para a Páscoa.

SAIBA MAIS

O Rebanhão é um encontro aberto ao público, para participar não é necessário fazer inscrição e tão pouco permanecer o dia todo no local. Estarão sendo vendidas pulseiras no valor de R$15,00 que darão acesso às cadeiras localizadas no centro da quadra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.