São Paulo

Vai Vai homenageou 30 anos de morte de Mãe Menininha

Escola encerra o desfile cantando seus orixás

Edivan Fonseca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

A Vai-Vai levou orixás ao Anhembi, em homenagem à Mãe Menininha do Gantois, matriarca do candomblé no Brasil. A escola lembrou os 30 anos da morte da mãe de santo que viveu em Salvador. Com ajuda dos orixás, o desfile terminou com exatos 65 minutos, tempo máximo permitido. Se demorassem mais 1 minuto, eles perderiam pontos.
Ao longo do desfile, a escola da Bela Vista mostrou nas fantasias e alegorias os Orixás que representam a terra, o fogo, o ar e a água, de Obatalá, o deus da criação, a Oxóssi, o orixá da caça e das florestas.
A Vai-Vai foi a antipenúltima escola do Grupo Especial de SP a desfilar neste ano. A maior vencedora do carnaval de SP, com 15 títulos, ficou em 4º lugar em 2016.
O enredo era "No xirê do Anhembi, a Oxum mais bonita surgiu - Menininha, mãe da Bahia - Ialorixá do Brasil". Mas o desfile mostrou mais os elementos da religião do que a trajetória dela.
Teve destaque o empenho dos 3 mil integrantes da escola, com várias alas coreografadas e samba-enredo cantado com força.

Olha a água
O último carro mostrou a casa de Candomblé de Maria Escolástica da Conceição Nazaré, a Mãe Menininha. Ela é considerada filha de Oxum, que é orixá das águas e dos rios. Por isso o carro tinha água caindo ao seu redor.
A água acabou deixando a avenida molhada. Isso gerou reclamação da escola que viria a seguir, a Nenê de Vila Matilde. A Liga das Escolas levou um caminhão para lavar e secar a pista, já que havia a possibilidade de, além da água, haver também algum tipo de óleo outra substâncio no chão.
A cantora mirim MC Sophia e a atriz Ariana Lessa desfilaram no carro anterior, que representou o Orum, o céu dos Orixás.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.